Você está aqui: Página Inicial / Política / Serra: “Estou em fase de descanso e arrumação”

Política

Futuro político

Serra: “Estou em fase de descanso e arrumação”

por Piero Locatelli — publicado 29/01/2013 09h31, última modificação 29/01/2013 15h39
O ex-governador fez sua primeira aparição pública após derrota na eleição para a prefeitura

Três meses após perder as eleições para a prefeitura de São Paulo, José Serra diz ainda estar "em fase de descanso e arrumação." O ex-governador paulista fez na segunda-feira 28 sua primeira aparição pública desde o discurso em que reconheceu sua derrota em outubro do ano passado.

No congresso estadual do PSDB, Serra falou durante 20 minutos sobre reforma política. Defendeu que o partido incorpore ao seu programa a posição favorável ao voto distrital, método pelo qual os eleitores elegeriam para cargos legislativos um único representante para a área onde vivem. No sistema proporcional, usado atualmente no país, nenhum vereador ou deputado responde por uma região específica, mas vários deles representam toda uma cidade ou unidade federativa.

Após discursar, Serra foi questionado sobre seu futuro político. “Tem tanta plantação e bobagem que qualquer coisa que eu disser...”, falou o tucano, deixando o raciocínio sem fim antes de voltar a tirar fotos com militantes que pediam sua atenção.

Entre as “bobagens”, assim nomeadas por Serra, estaria a possibilidade de ele sair do PSDB e aderir ao PPS para tentar a Presidência mais uma vez. Disputar o Senado ainda como tucano em 2014 é um cenário possível. Ele poderia, também, tentar disputar lugar na chapa à presidência da República com Aécio dentro do PSDB no ano que vem.

O tucano não quis dizer quais das “bobagens” são verdadeiras. “Eu não vou falar com a imprensa, eu ainda estou em fase de descanso e arrumação.”

Diante do mistério, Serra se limitou a dizer que falaria em “março ou abril”. Logo depois, se corrigiu e deixou tudo incerto mais uma vez. “Eu não estou marcando data,” disse.

registrado em: