Você está aqui: Página Inicial / Política / Presidente da CPI usa verba para comprar reportagens

Política

Verba indenizatória

Presidente da CPI usa verba para comprar reportagens

por Redação Carta Capital — publicado 24/05/2012 11h05, última modificação 24/05/2012 11h05
Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) usou verba do seu mandato para comprar reportagens em jornais da Paraíba, diz jornal
Vital

Senador Vital do Rêgo durante sessão da CPI do Cachoeira

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da CPI do Cachoeira, usou verba do seu mandato para comprar reportagens em jornais da Paraíba, segundo reportagem da Folha de S. Paulo desta quinta-feira 24.

A reportagem diz que três jornalistas disseram receber dinheiro do congressista para divulgar matérias favoráveis a ele.  Rêgo teria repassado 41 mil reais para os repórteres desde o início do seu mandato, em 2011.

O senador disse que "não usa a verba indenizatória para a publicação de matérias favoráveis". Segundo ele, as empresas são contratadas para promover e divulgar o seu mandato.

O dinheiro utilizado pelo senador saiu dos 15 mil reais mensais que cada congressista tem direito para os gastos do seu mandato, como aluguel, manutenção de escritório, transporte e outros.

Este não é o primeiro caso de suspeita de mal uso da verba indenizatória do senador. Ele virou alvo de reportagens após ganhar poder e visibilidade no Congresso ao assumir a relatoria da CPI.

Na última terça-feira, a Folha mostrou em reportagem que outro jornalista presta o mesmo serviço para o senador. Ele receberia por meio de sua filha, uma funcionária-fantasma do gabinete.

Apesar de ter virado alvo de acusações, nada deve acontecer com o senador: até agora nenhum congressista pediu explicações ou a abertura de qualquer investigação contra Rêgo.