Você está aqui: Página Inicial / Política / Prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno acaba quinta-feira

Política

Eleições

Prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno acaba quinta-feira

por Redação Carta Capital — publicado 04/12/2012 09h39, última modificação 04/12/2012 09h39
Eleitor que não justificar a ausência poderá ter o título cancelado e, caso ocorra três vezes seguidas, ficará impedido de tirar passaporte, de fazer concurso ou renovar matrícula em instituições pública de ensino

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm até quinta-feira 6 para justificar a ausência. Quem não justificar pode ter o título cancelado – caso ocorra três vezes seguidas –, ficar impedido de tirar passaporte, de fazer concurso ou renovar matrícula em unidade pública de ensino.

O eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa, obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou no site do Tribunal Superior Eleitoral. O requerimento deve ser apresentado em qualquer cartório eleitoral do país, acompanhado de documento com foto, como a carteira de identidade ou de habilitação.

Os eleitores residentes no exterior que já se cadastraram para votar no país onde moram não precisam justificar a ausência, pois não votam na eleição municipal – somente na presidencial. Os que ainda não se cadastraram devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.

Os eleitores que faltaram ao segundo turno poderão justificar até 27 de dezembro.

Matéria originalmente publicada em Agência Brasil

registrado em: ,