Política

PF instaura inquérito para apurar participação de Lula no “mensalão”

Investigação terá como base depoimento do publicitário Marcos Valério contra o ex-presidente e o ex-ministro Palocci

Lula durante palestra no 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, em Brasília, nesta quarta-feira 30. Foto: Pedro Ladeira / AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar a suposta participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no “mensalão.” A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira 11 após pedido da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) feito na sexta-feira 5.

Esta é a primeira vez que um inquérito criminal será aberto para investigar se Lula participou ou não do esquema de compra de apoio no Congresso. O ex-presidente não foi investigado na ação julgada em 2012 pelo STF.

O pedido da PRDF se originou de um depoimento do publicitário Marcos Valério, condenado pelo STF como operador do “mensalão”, à Procuradoria-Geral da República em setembro. O julgamento do “mensalão” já havia começado e ele já estava condenado em diversas acusações.

No depoimento, Valério acusou Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, ex-presidente da Portugal Telecom, de negociarem uma doação de 7 milhões dólares ao PT. Além de afirmar que Lula teria se beneficiado do esquema.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o publicitário disse que Lula e Palocci estiveram reunidos com Horta no Palácio do Planalto e combinaram o repasse do dinheiro por meio de uma fornecedora da empresa portuguesa na China.

O depoimento foi enviado à primeira instância, pois os investigados não têm foro privilegiado. A partir das acusações de Valério, a Procuradoria abriu seis procedimentos preliminares que podem virar inquéritos no futuro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo