Você está aqui: Página Inicial / Política / PCdoB lança pré-candidatura de Netinho à Prefeitura de São Paulo

Política

Eleições municipais

PCdoB lança pré-candidatura de Netinho à Prefeitura de São Paulo

por Vermelho — publicado 19/04/2011 16h00, última modificação 19/04/2011 18h37
Comitê Municipal do partido aprovou, por unanimidade, a indicação do vereador para disputar a sucessão de Gilberto Kassab (PSD), em 2012. Por André Cintra

Por André Cintra*

O vereador Netinho de Paula (PCdoB), primeiro-secretário da Câmara Municipal de São Paulo, é pré-candidato à sucessão do prefeito paulistano, Gilberto Kassab (PSD). Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (18), o Comitê Municipal do PCdoB aprovou, por unanimidade, a indicação de Netinho para disputar o cargo nas eleições de 2012.

Definida por um dirigente comunista como “quase inevitável”, a pré-candidatura do partido à Prefeitura alia dois trunfos. Primeiro, a ascensão de Netinho como liderança política com forte respaldo popular e eleitoral. O cantor, ex-vocalista do grupo de pagode Negritude Júnior, elegeu-se para a Câmara em 2008 com 84.406 votos, sendo o terceiro candidato a vereador com melhor desempenho nas urnas.

Leia também

* Filiado ao PcdoB, Thobias da Vai-Vai elogia “espírito de união” dos comunistas

No ano passado, Netinho perdeu a disputa para o Senado, mas recebeu 7,7 milhões de votos – ou, precisamente, 7.773.327. Foi a maior votação já obtida tanto por um candidato negro quanto por um filiado do PCdoB em toda a história.

O segundo trunfo que motivou a pré-candidatura foi a decisão do Comitê Central do PCdoB de adotar uma tática eleitoral mais ousada. Em franco crescimento, o partido se prepara para lançar uma série de candidaturas competitivas às prefeituras de capitais e cidades médias. A meta partidária é acumular forças para ter, no pleito municipal de 2012, um resultado eleitoral superior ao de 2008 – e São Paulo é uma das partes mais visíveis e emblemáticas desse projeto.

O Comitê Municipal do PCdoB também aprovou o lançamento, nas próximas eleições, de uma chapa própria (não coligada) para a disputa à Câmara Municipal, com 83 candidatos. Atualmente, além de Netinho, o PCdoB conta mais um vereador em São Paulo – Jamil Murad, que é o líder da bancada comunista.

*Publicado originalmente em Vermelho.

registrado em: