Política

Paulo Guedes ainda não prestou contas à Comissão de Ética pública

Ele precisa informar seus negócios privados para avaliação sobre conflito de interesses

As ideias de Guedes se assemelham com algumas daquelas levadas adiante na ditadura
Apoie Siga-nos no

Investigado por suspeita de crime contra o sistema financeiro, ramo em que fez fortuna, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda não atendeu a um requerimento de informação da Comissão de Ética da Presidência que tem por objetivo identificar um possível conflito de interesses entre agentes públicos e seus negócios privados.

Cobrado pela Comissão assim que assumiu o cargo, Guedes procurou-a antes de viajar em 20 de janeiro para Davos, na Suíça, onde participou do convescote anual dos ricaços do planeta, o Fórum Econômico Mundial. Disse que não tinha tido tempo de providenciar as informações solicitadas. E que responderia ao depois da viagem, no dia 25.

Guedes é sócio do irmão, Gustavo Guedes, em algumas empresas. Gustavo já foi condenado no passado pelo uso de informação privilegiada. A condenação partiu da Comissão de Valores Mobiliários, o “xerife” do mercado financeiro. A CVM é subordinada ao ministério de Guedes, o “posto Ipiranga” de Jair Bolsonaro.

O ministro foi cobrado pela Comissão juntamente com todo o primeiro escalão do governo. É uma praxe. Os ministros precisam informar sobre negócios particulares, e aí a Comissão avalia se estes negócios se chocam com as ordens da autoridade.

A Comissão tem interesse especial em gente da área econômica e jurídica (advogados), por ver aí maior risco de conflito.

No caso do pessoal da área econômica, a Comissão costuma oferecer três alternativas, segundo CartaCapital apurou. Desfazer-se dos negócios. Diluí-los em vários e não mexer mais neles enquanto a autoridade for ministro. Ou terceirizá-los para um plain trustee, uma espécie de gestor autônomo.

Leia também: Paulo Guedes tentou ajudar Globo com investimento suspeito

Presidente do Banco Central desde o governo Temer, Ilan Goldfajn era acionista do Itaú. Foi obrigado a vender suas ações ao assumir o cargo.

No fim de 2018, o Paulo Guedes fechou três empresas. A principal delas, a BR Investimentos, acabou em 11 de dezembro. Encerrou ainda a BVP Investimentos, em 14 de novembro, e o Centro de Estudos e Pesquisas Mineraisa Capitão Felizardo, em 26 de outubro.

Ainda é sócio de ao menos quatro empresas que continuam abertas e exibem potencial para conflitar com suas decisões ministeriais. São elas: BR Participações e Investimentos, BR Educacional Gestora de Recursos, BR Corporate Advisory e GPG. Seu irmão Gustavo é sócio das quatro, conforme registros da Receita Federal desta segunda-feira 28.

Em 2005, os irmãos foram acusados, na CVM, de ganhar dinheiro com informação privilegiada, o equivalente hoje a 1,9 milhão de reais. Um funcionário deles havia ido a uma outra empresa avaliar os rumos dela e descobriu que ela faria uma grande rolagem de dívida. A empresa dos Guedes imaginou que a renegociação valorizaria as ações da empresa e saiu a comprar papéis dela.

Gustavo admitiu à CVM ter se valido da informação privilegiada. Mas disse que seu irmão não sabia de nada, pois quem tocava a empresa era ele, Gustavo. Foi condenado pela CVM em 2007. Mas de leve: tomou uma advertência e só.

Leia também: Entenda o sistema de capitalização da Previdência proposto por Guedes

Os irmãos são investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) em Brasília por suspeita de crime contra o sistema financeiro. A investigação foi aberta em outubro. O ponto de partida é o uso dado por uma das empresas da família Guedes, a BR Educacional Gestora de Recurso, a uma verba arranjada nos principais fundos de pensão de trabalhadores de estatais.

Segundo um relatório preliminar da Previc, o órgão federal que vigia os fundos de pensão, um investimento específico de dinheiro dos fundos feito sob a batuta dos irmãos Guedes apresentou características estranhas e deu prejuízo. Agora a Previc leva adiante uma auditoria nesse investimento, feito numa empresa chamada HSM.

Gustavo Guedes depôs em 3 de dezembro à força-tarefa da Operação Greenfield, do MPF. Conforme o depoimento obtido por CartaCapital, disse que ele e o irmão quiseram ajudar a Globo e a RBS, retransmissora global na região Sul, com o investimento na HSM.

Na época do investimento, fins de 2009, início de 2010, Paulo Guedes era colunista do jornal O Globo e da revista Época, outra publicação da família Marinho. A RBS era colaboradora do Instituto Millenium, think tank direitista que o ministro da Economia ajudou a fundar.

É esse tipo de conflito de interesse potencial que a Comissão de Ética da Presidência tenta evitar ao cobrar dos ministros um informe sobre seus negócios privados. Informe que o “posto Ipiranga” de Jair Bolsonaro ainda está devendo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.