Você está aqui: Página Inicial / Política / Para eleitores, STF pouco mudará sob Barbosa

Política

Enquetes - CartaCapital

Para eleitores, STF pouco mudará sob Barbosa

por Redação Carta Capital — publicado 30/11/2012 16h21, última modificação 30/11/2012 16h21
Leitores acreditam que o Supremo foi “duro” apenas com os réus do “mensalão” e, após o episódio, voltará a ser o que sempre foi
Barbosa

O presidente do STF recebe um prêmio da Globo, o jornal que mais o submeteu a pressões à época do “mensalão” .Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O site de CartaCapital perguntou: “O novo presidente do STF, Joaquim Barbosa, influenciará o tribunal de que forma?”

Entre os dias 23 e 28 de novembro, 2.408 internautas participaram da enquete. Para 1.906 leitores (46%), poucas mudanças devem ser esperadas na mais alta Corte do País. Eles acreditam que o Supremo foi “duro” apenas com os réus do “mensalão” e, após o episódio, voltará a ser o que sempre foi. (Antes do julgamento, poucos políticos haviam sido condenados de fato pelos ministros).

Outros 24% (572 votos) dizem que o foco do Supremo, sob a liderança de Barbosa, será o combate à corrupção com a mesma rigidez mostrada no julgamento do “mensalão”. Para 20% (472), no entanto, o nome do presidente da Corte não altera o funcionamento do STF.

Por fim, 10% dos leitores (268) afirmaram que as questões sociais, consideradas importantes por Barbosa, terão a partir de agora mais destaque na pauta do Supremo.

A nova enquete de CartaCapital já está no ar.

Participe!