Você está aqui: Página Inicial / Política / Novo Datafolha, votos válidos: Dilma 52% X Serra 31% X Marina 15%

Política

Eleições

Novo Datafolha, votos válidos: Dilma 52% X Serra 31% X Marina 15%

por Redação Carta Capital — publicado 30/09/2010 09h30, última modificação 06/06/2015 18h55
Instituto divulga segunda pesquisa em 48 horas e revela aumento da vantagem de Dilma sobre o total dos demais concorrentes

Instituto divulga segunda pesquisa em 48 horas e revela aumento da vantagem de Dilma sobre o total dos demais concorrentes

O Datafolha divulgou mais uma pesquisa nesta quinta-feira 30, desta vez em parceria com a Rede Globo.

Em comparação com o seu levantamento do dia 28, considerados apenas os votos válidos (total, menos brancos e nulos), Dilma oscilou positivamente em um ponto (tinha 51%), enquanto que Serra caiu de 32% para 31% e Marina de 16% para 15%, os três dentro da margem de erro. Plínio tem 1% dos votos e os demais não pontuaram.
Ainda estão indecisos 6% dos eleitores, segundo o instituto. Dizem que vão votar em branco ou anular seus votos 3% dos pesquisados.
A petista passa a ter 4 pontos percentuais a mais que a soma dos demais candidatos. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma poderia estar com 50 ou 54% do total de votos válidos. Ela precisaria de 50% mais um voto para vencer a eleição em primeiro turno.

O levantamento foi feito nos dias 28 e 29, com 13.195 eleitores pesquisados em 480 municípios.

Os dados estratificados divulgados pelo instituto revelam que Dilma oscilou positivamente ou se estabilizou em todas as regiões do País e em todas as faixas de renda, a se comparar com a pesquisa de anteontem.

Nas regiões, o melhor resultado de Serra acontece no Sul, com 35% das intenções de voto. Marina tem seu melhor desempenho no Norte/Centro Oeste, com 19%. Dilma ganha em todas as regiões, obtendo seu melhor desempenho no Nordeste, com 59% das intenções de voto.

Na avaliação por faixa de renda, a petista está melhor entre os mais pobres: tem 52% do total de votos entre os que ganham até 2 Salários Mínimos. Serra tem melhor desempenho entre os mais ricos, chega a 42% na faixa superior a 10 S.M.. Marina tem seu melhor resultado entre os que ganham entre 5 e 10 S.M., chega a 25%.
Na hipótese de um segundo turno, Dilma teria 53% dos votos ante 39% de Serra.

O que você acha? Vai ter segundo turno?

Leia a avaliação de nosso editor Antonio Luiz M.C. Costa e as matérias sobre as últimas pesquisas dos demais institutos divulgadas ontem:

-

-

-

-

registrado em: