Política

Nova fase da Lava Jato investiga propina de R$ 40 milhões

Ex-ministro José Dirceu e Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, são citados como beneficiários do esquema

Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira 24 a 30ª fase da Operação Lava Jato. O alvo desta nova etapa, batizada de Operação Vício, são grandes empresas fornecedoras de tubos para a Petrobras, incluindo alguns de seus executivos e sócios, um escritório de advocacia utilizado para o repasse de dinheiro, dois funcionários da estatal e operadores financeiros.

As investigações apontam que uma construtora de fachada foi utilizada para viabilizar o pagamento de propina mediante a celebração de contratos supostamente fraudulentos na Diretoria de Serviços da estatal. Foram presos preventivamente Eduardo Aparecido de Meira e Flavio Henrique de Oliveira Macedo, sócios da Credencial Construtora Empreendimento e Representações. 

De acordo com o Ministério Público Federal, a propina paga pelas empresas de tubos para que obtivessem vantagens na Diretoria de Serviços somam mais de 40 milhões de reais, valor que teria sido pago entre os anos de 2009 e 2013. Já o valor total dos contratos ultrapassa os 5 bilhões de reais.

Ainda segundo o MPF, há “fortes indicativos” da participação de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, e Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, no esquema. Ambos já foram condenados pela Operação Lava Jato.

Em entrevista coletiva concedida em Curitiba, integrantes da força-tarefa afirmaram que Dirceu e seu irmão, além de Renato Duque, teriam sido beneficiários de propina. Os fatos foram apontados inicialmente por delatores que também participaram do esquema de corrupção. De acordo com o procurador Roberson Pozzobon, Duque repassava propina por ter sido indicado por Dirceu para o cargo na Petrobras.

Segundo a Polícia Federal, a menção à palavra “vício” remete à sistemática prática de corrupção por determinados funcionários da estatal e por agentes políticos. No total, foram expedidos dois mandados de prisão preventiva, dez mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo