Você está aqui: Página Inicial / Política / No Recife, candidato de Eduardo Campos empata com Humberto Costa

Política

Eleições 2012

No Recife, candidato de Eduardo Campos empata com Humberto Costa

por Redação Carta Capital — publicado 29/08/2012 19h38, última modificação 29/08/2012 19h59
Geraldo Júlio chega a 29% das intenções de voto, o mesmo número do ex-ministro de Lula

O embate entre os candidatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Pernambuco Eduardo Campos pela Prefeitura do Recife esquentou. De acordo com os números da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira 29, Geraldo Julio (PSB), apoiado por Campos, cresceu 22 pontos em pouco mais de um mês e empatou com o ex-ministro Humberto Costa (PT). A pesquisa indica que a disputa deve mesmo ficar entre os dois, uma vez que Mendonça Filho (DEM), que era o segundo colocado, despencou e aparece em quarto lugar.

De acordo com os novos dados, Geraldo Júlio tinha 7% dos votos em 19 e 20 de julho e foi para 29% no levantamento feito na terça-feira 28 e nesta quarta-feira 29. No mesmo período, Humberto Costa caiu de 35% para os mesmos 29% de Geraldo Júlio. Mendonça Filho, por sua vez, foi de 22% para 9%, sendo ultrapassado por Daniel Coelho (PSDB), que passou de 8% para 12%.

A disputa no Recife entre PT e PSB ocorreu depois do rompimento entre os dois partidos na cidade, um fenômeno que se repetiu em Fortaleza e em Belo Horizonte. O clima está tão acirrado que o PT ameaça levar o PSB à Justiça Eleitoral e pedir que a candidatura de Geraldo Júlio seja impugnada. A alegação é de que a candidatura do peessebista está se associando à propaganda institucional do governo do Estado, comandado Eduardo Campos.

As taxas de rejeição de Costa e Mendonça filho são as maiores (29%), enquanto a de Geraldo Júlio oscilou para baixo, de 16% para 12%. A rejeição de Daniel Coelho é de 15%.

Os votos brancos e nulos somam 10%. A pesquisa, que tem margem de erro de três pontos porcentuais, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-00080/2012.