Você está aqui: Página Inicial / Política / Mineração deve ser suspensa no Maranhão, diz MPF

Política

Perigo

Mineração deve ser suspensa no Maranhão, diz MPF

por Redação Carta Capital — publicado 31/05/2011 15h03, última modificação 31/05/2011 19h52
Atividade na Estrada da Maioba, em Paço do Lumiar, oferece risco a moradores devido ao desnível acentuado na região escavada

O Ministério Público Federal no Maranhão solicitou a suspensão imediata da exploração mineral na Estrada da Maioba, no município de Paço do Lumiar. Apesar de possuir autorização para a retirada de areia, barro e laterita, o empreededor não teria seguido as normas de segurança, causando um desnível acentuado na região escavada. Além disso, a vegetação do local foi removida, o que pode provocar erosão e deslizamentos de terra.

Em uma vistoria da Defesa Civil, a pedido do MPF, foi verificado que as atividades colocam em risco os moradores vizinhos. Por isso, foi solicitado um estudo de viabilidade da obra, para evitar problemas em terrenos próximos, além da contenção das paredes laterais da escavação em até 15 dias. Caso isso não ocorra, poderá haver aplicação de multas e apreensão de equipamentos.

O Ministério Público ainda pede que empreendedor seja obrigado a recuperar a área degradada e pague indenização por danos ao meio ambiente.

registrado em: