Você está aqui: Página Inicial / Política / Morre o ex-ministro Adib Jatene

Política

Memória

Morre o ex-ministro Adib Jatene

por Redação — publicado 15/11/2014 09h07, última modificação 15/11/2014 09h28
Médico e ex-ministro da Saúde sofreu um infarto agudo do miocárdio na sexta-feira 14. Ele tinha 85 anos
Valter Campanato/ Agência Brasil
Abib Jatene

Ex-ministro da Saúde sofreu um infarto agudo do miocárdio na sexta-feira 14

O ex-ministro da Saúde Adib Jatene morreu na noite de sexta-feira 14, ao 85 anos, no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. O médico sofreu um infarto agudo do miocárdio. Em setembro, o cardiologista havia sido internado no mesmo hospital também devido a um infarto.

O velório ocorrerá neste sábado 15 no edifício Dr. Adib Jatene, no HCor. O enterro será às 17h no Cemitério do Araçá.

Jatene foi diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil. Ele foi o primeiro a realizar uma cirurgia de ponte de safena no País.

Ele foi ministro da Saúde duas vezes. Em 1992, ficou na pasta por oito meses durante o governo de Fernando Collor. Entre 1995 e 1996, esteve no cargo por 22 meses na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Na Austrália para a reunião do G20, a presidenta Dilma Rousseff (PT) lamentou a morte de Jatene. "O Brasil perdeu nesta sexta-feira um dos seus filhos queridos. A morte do médico Adib Jatene deixa nossa nação triste. Ele foi um dos mais importantes cardiologistas do Brasil e um dos artífices da criação da CPMF, que permitiu destinar mais recursos para a saúde publica. Expresso meus sentimentos à viúva, dona Aurice, e aos filhos do casal: Ieda, Marcelo, Fábio e Iara", diz em nota.

registrado em: