Política

Ministério Público do Trabalho abre investigação contra o CQC

Procurador quer informações sobre programa em que um repórter-mirim se fingiu de fã para constranger o deputado José Genoino

Genoino foi engando por repórter-mirim. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Trabalho instaurou um inquérito para apurar eventuais irregularidades durante a exibição de um programa do CQC, da TV Bandeirantes, em que uma criança se fingiu de fã para gravar uma “reportagem” com o deputado federal José Genoino (PT-SP), condenado no processo do “mensalão”. O episódio foi ao ar no dia 25 de março. Na ocasião, o repórter-mirim João Pedro Carvalho e seu pai bateram à porta do gabinete de Genoino e enganaram o parlamentar, dizendo que eram militantes do PT. Com uma câmera escondida, gravaram as reações do deputado a perguntas embaraçosas da criança.

Para justificar a investigação, o Ministério Público citou a proibição do trabalho de menores de 18 anos de idade. Segundo o procurador Valdir Pereira da Silva, matéria atenta contra a própria formação moral da criança, “incentivando-a a mentir em rede nacional de televisão”. “Também merece apuração o proveito econômico que os responsáveis legais obtiveram com a produção da matéria.”

O MPT pediu que, na próxima semana, a emissora apresente todos os documentos relativos ao programa e o faturamento comercial dele no período de fevereiro e março deste ano, além dos índices de audiência da emissora.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar