Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula diz que continuará fazendo política pela América Latina, quando deixar Presidência

Política

Presidente

Lula diz que continuará fazendo política pela América Latina, quando deixar Presidência

por Agência Brasil publicado 05/12/2010 09h31, última modificação 05/12/2010 09h31
Ao participar da 20ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, na Argentina, o presidente voltou a dizer que não vai deixar a vida política

Por Lucas Rodrigues e Paula Laboissière*

Mar del Plata (Argentina) e Brasília – Em tom de despedida diante do fim do mandato à frente do governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado 4 que continuará “andando” pela América Latina. Ao participar da 20ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, ele voltou a dizer que não vai deixar a vida política.

“Sou um político latino-americano. Não vou deixar a política. Vou ter mais tempo para viajar. Quero discutir política, partidos políticos. Então, me esperem. Continuarei andando pela América Latina”, resaltou.

Lula homenageou o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, que morreu em outubro, referindo-se a ele como “um Maradona da política” e como alguém que fortaleceu o Mercosul. Durante seu discurso, ele lembrou ainda a vitória da presidenta eleita Dilma Rousseff e afirmou que as mulheres devem tomar cada vez mais espaço na cúpula.

“Os homens que se cuidem, porque as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço. Logo, os homens serão minoria na mesa”, disse.

Ao final, Lula foi homenageado por Cristina Kirchner no plenário da cúpula. Ela o presenteou com a réplica de uma fotografia gravada em ferro, na qual ele aparece sorrindo ao lado de Néstor Kirchner, marido da presidenta. Ela disse que o ferro simboliza a firmeza com que os dois presidentes serviram à população. “O ferro que constitui vocês, o bom ferro que serve com firmeza a seus povos, juntos construíram a Unasul [União das Nações Latino-Americanas], uma América do Sul diferente."

*Publicada na Agência Brasil

registrado em: