Você está aqui: Página Inicial / Política / Justiça Federal confisca bens de ex-presidente da Valec

Política

Corrupção

Justiça Federal confisca bens de ex-presidente da Valec

por Redação Carta Capital — publicado 14/07/2012 14h26, última modificação 06/06/2015 17h28
José Francisco das Neves, suspeito de desviar 144,5 milhões de reais, foi o primeiro enquadrado na Lei de Lavagem de Dinheiro
valec

Foto: Reprodução de vídeo

A Justiça Federal determinou o confisco dos bens de José Francisco das Neves, ex-presidente da Valec (2003-2010), acusado de desviar dos cofres públicos cerca de 144,5 milhões de reais. A decisão do juiz Federal Paulo Augusto Moreira Lima, após ação do Ministério Público Federal em Goiás, é a primeira aplicação da Lei de Lavagem de Dinheiro sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 10 de julho.

Juquinha, como é conhecido, é um dos alvos da Operação Trem Pagador da Polícia Federal. As investigações começaram em agosto passado para apurar crimes de lavagem de dinheiro atribuídos a  “Juquinha”, sua mulher Marivone, e os filhos Jader e Karen.

As apurações encontraram diversas operações imobiliárias e financeiras destinadas a esconder bens, ocultar propriedades e distanciar os bens de suas origens. Por isso, a PF deflagrou a ação em Goiânia na última semana e prendeu Neves, que já está em liberdade.

A operação da PF e do MPF goiano identificou e apreendeu a maior quantidade possível de bens obtidos por meio ilícito. Estima-se que os bens apreendidos superem os 60 milhões de reais. Entre as propriedades mais valiosas estão um terreno de 50 mil metros quadrados em Paulínia (SP) avaliado em 7,5 milhões de reais e duas fazendas em Novo Mundo (GO), que juntas valem quase 12 milhões de reais e ocupam cerca de 4,4 mil hectares. Esse tamanho equivale a quase três  vezes a área da cidade de São Caetano do Sul (SP).

Segundo o MPF, a Lei de Lavagem de Dinheiro permitiu a medida cautelar de arresto de todos os bens do suspeito, inclusive os que possam ter sido comprados de forma legal, para assegurar a reparação do dano aos cofres públicos.

Veja a lista completa de bens apreendidos aqui

registrado em: , ,