Você está aqui: Página Inicial / Política / José Alencar resiste

Política

Tratamento

José Alencar resiste

por Redação Carta Capital — publicado 07/01/2011 10h20, última modificação 07/01/2011 10h50
Apesar da doença, o ex-vice não perde o humor e já respira sem ajuda de aparelhos. Ele segue internado na UTI. Um pequeno sangramento que apareceu após cirurgia da última quarta-feira 5 está sendo monitorado. Da Redação

Apesar da doença, o ex-vice não perde o humor e já respira sem ajuda de aparelhos. Ainda internado na UTI, pequeno sangramento que apareceu após cirurgia da última quarta-feira 5 está sendo monitorado

O ex-vice-presidente da República José Alencar voltou, na terça-feira 4, para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sírio--Libanês, em São Paulo, por causa de uma nova hemorragia intestinal decorrente do câncer. Na quarta, foi submetido a uma arteriografia, que estancou o fluxo de sangue.

Alencar está internado desde o dia 22, quando se submeteu a uma cirurgia de emergência com o objetivo de conter outro sangramento intestinal. Aos 79 anos, o político luta há 13 anos contra o câncer e já enfrentou 18 cirurgias. Seu estado de saúde complicou-se no fim do ano.

Recuperado da primeira cirurgia, Alencar manifestou o desejo de ir à posse de Dilma Rousseff, mas os médicos não autorizaram sua viagem a Brasília. “Só não fui porque não me deixaram ir”, disse a jornalistas durante uma entrevista de 25 minutos no dia 1º. Em seu discurso de posse, Dilma homenageou o ex-colega de governo. “Quero prestar minha homenagem a outro brasileiro, incansável lutador. Refiro-me a José Alencar, que é um exemplo de coragem e luta.”

Sereno e, como sempre, bem-humorado, Alencar declarou que um de seus desejos é se candidatar nas próximas eleições. “Uma das coisas que eu gostaria era ser presidente da República, mas agora estou com 79 anos. Na eleição que vem, em 2014, eu terei 83 anos. Com 83 anos, o máximo que posso querer é disputar mais umas três ou quatro eleições, mas para o Legislativo.”

registrado em: