Você está aqui: Página Inicial / Política / João Paulo Cunha retira candidatura à prefeitura de Osasco

Política

Eleições 2012

João Paulo Cunha retira candidatura à prefeitura de Osasco

por Redação Carta Capital — publicado 30/08/2012 20h45, última modificação 30/08/2012 20h46
Após ser condenado no julgamento do "mensalão", deputado deixa disputa em sua cidade

Após ser condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, o deputado federal João Paulo Cunha (PT)  desistiu de ser candidato a prefeito de Osasco, município da Grande São Paulo. O anúncio foi feita na noite desta quinta-feira 30, horas depois da .

O novo candidato do PT em Osasco é Jorge Lapas, que era vice de Cunha na chapa. O vereador Valmir Prascidelli será o novo vice. A decisão foi tomada em reunião do diretório municipal do partido.

João Paulo Cunha havia sido desencorajado por outros petistas a sair como candidato no início do ano, mas preferiu arriscar, mesmo sabendo que o julgamento ocorreria em época de campanha eleitoral. Ele  era o presidente da Câmara dos Deputados à época do escândalo do "mensalão".

Os ministros do STF (Superior Tribunal Federal) entenderam, em sua maioria, que existem provas suficientes dos delitos contra a administração pública praticada pelo petista, que avalia irregularidades nos contratos da SMP&B com a Câmara dos Deputados e da DNA Propaganda com o Banco do Brasil, ambas agências de publicidade de Marcos Valério.