Você está aqui: Página Inicial / Política / Confira os números da pesquisa Ibope para os governos estaduais

Política

Eleições 2010

Confira os números da pesquisa Ibope para os governos estaduais

por Redação Carta Capital — publicado 02/10/2010 18h02, última modificação 03/10/2010 11h13
Instituto divulgou neste sábado 2 os resultados das últimas pesquisas para o primeiro turno das eleições aos governos dos estados.

O Ibope divulgou neste sábado 2 os resultados das últimas pesquisas para o primeiro turno das eleições aos governos dos estados. A corrida ao governo de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, tem Geraldo Alckmin (PSDB) na liderança, com 51% dos votos válidos. Aloísio Mercadante (PT), vem em segundo lugar, com 33%. Celso Russomanno (PP) tem 8%, Paulo Skaf  (PSB) tem 6% e Fabio Feldman (PV) aparece com 2%.

Em Minas Gerais, a disputa está mais folgada. Antonio Anastasia, do PSDB, é o candidato do ex-governador Aécio Neves e lidera com 58% dos válidos. Em segundo lugar, vem Hélio Costa (PMDB), candidato apoiado pelo presidente Lula, com 40%. Vanessa Portugal, do PSTU, vem em terceiro lugar, com 1% dos votos válidos.

No Rio de Janeiro, a pesquisa indica reeleição tranquila do governador Sérgio Cabral (PMDB), que tem 68% das intenções nos votos válidos. O segundo colocado, Fernando Gabeira (PV), tem 23% dos válidos. Em terceiro vem Fernando Peregrino (PR), com 5%.

O levantamento do Ibope indica que, no Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), lidera com 55% dos votos válidos, apontando para vitória em primeiro turno. Em segundo lugar vem Weslian Roriz (PSC), que substitui o marido Joaquim Roriz, com 28%. Toninho do PSOL tem 13% dos válidos.

No Rio Grande do Sul, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) tem 52% dos votos válidos. José Fogaça, do PMDB, fica com 28%, enquanto a governadora Yeda Crusius aparece com 16%.

A pesquisa no Paraná, a primeira divulgada em duas semanas, aponta empate entre os dois líderes da corrida. A falta de pesquisas anteriores foi graças a um deles, Beto Richa (PSDB), que conseguiu embargar na Justiça oito levantamentos que o desfavoreciam. Agora, Richa aparece com 49%, mesmo percentual de votos válidos que tem seu adversário, Osmar Dias (PDT).

Na Bahia e em Pernambuco, vitórias em primeiro turno segundo o Ibope. O governador Eduardo Campos (PSB) lidera com 80% dos votos válidos a pesquisa pernambucana. Jarbas Vasconcelos, do PMDB, tem 18%. No levantamento baiano, o governador Jaques Wagner (PT) tem 51% dos válidos. Paulo Souto (DEM), vem em segundo com 18%, seguido pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) 11%.

registrado em: ,