Você está aqui: Página Inicial / Política / Ibope: Lacerda lidera com 44%, Patrus tem 30%

Política

Eleições 2012

Ibope: Lacerda lidera com 44%, Patrus tem 30%

por Redação Carta Capital — publicado 05/09/2012 19h41, última modificação 05/09/2012 19h41
Em duas semanas, petista tirou nove pontos de diferença, mas o atual prefeito ainda seria reeleito no primeiro turno

O atual prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), lidera a disputa na capital mineira com 44% dos votos, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta quarta-feira 5. Em segundo lugar, aparece o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT), com 30% dos votos. Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL) estão empatadas na terceira colocação, com 1% cada.

A diferença entre Lacerda e Patrus diminuiu nove pontos percentuais desde a pesquisa anterior, divulgada em 16 de agosto. O candidato à reeleição estava com 46% e oscilou negativamente dois pontos percentuais. Já o petista estava com 23% e subiu sete pontos. Uma pesquisa do Datafolha publicada no fim de agosto mostrou Patrus com 30% e Lacerda com 46%.

Apesar da subida de Patrus, o resultado atual ainda daria vitória a Lacerda no primeiro turno. O petista, cuja candidatura foi lançada após o fim de uma ampla aliança em Belo Horizonte que tinha PSDB e PT na mesma chapa, aposta na capacidade de convencer os indecisos. Segundo o Ibope, 24% dos eleitores dizem que vão anular, votar em branco ou ainda não decidiram.

O Ibope pesquisou um possível segundo turno entre Lacerda e Patrus. Segundo o instituto, o socialista teria 45% das intenções de voto e Patrus teria 32%.

O levantamento foi feito entre 2 e 4 de setembro com 805 eleitores da capital mineira. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 00345/2012.