Você está aqui: Página Inicial / Política / Ibope e Datafolha trazem Aécio e Marina empatados em segundo lugar

Política

Eleições 2014

Ibope e Datafolha trazem Aécio e Marina empatados em segundo lugar

por Redação — publicado 04/10/2014 16h20, última modificação 04/10/2014 17h26
Um dia antes do primeiro turno, institutos divulgam pesquisas que colocam tucano numericamente à frente da ex-senadora
Divulgação
dilmamarinaaecio.jpg.jpg

Pesquisas confirmam queda de Marina Silva e ascensão de Aécio Neves

Botão Eleições 2014Na véspera do primeiro turno, os institutos de pesquisa Datafolha e Ibope divulgaram levantamentos que confirmam a tendência de ascensão do candidato do PSDB Aécio Neves e a queda de Marina Silva, do PSB, neste mês de setembro.

Na primeira pesquisa, a presidenta Dilma Rousseff está com 44% das intenções de votos válidos, seguida por Aécio, com 26% e Marina, com 24%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. Numericamente, porém, seria Aécio quem iria para o segundo turno com Dilma.

Nesse cenário, Dilma venceria com 53% das intenções de voto, contra 47% de Aécio. Se enfrentasse Marina, a presidenta ficaria com 55% contra 47%.

Os candidatos Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% das intenções de voto, respectivamente. Enquanto 4% dos entrevistados declararam intenção de votar em branco ou nulo, 5% seguem indecisos.

Resultado similar pode ser observado na pesquisa divulgada pelo Ibope. No levantamento, promovido pelo Grupo Estado e pela TV Globo, Aécio Neves tem 27% das intenções de voto, cinco a mais do que no anterior, contra 24% de Marina Silva, que perdeu quatro pontos. Ainda assim, ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais. 

No primeiro turno, a presidenta Dilma Rousseff possui 46% das intenções de voto, um a menos do que na pesquisa anterior. Em caso de segundo turno, Dilma venceria com 45% a 37% contra qualquer um dos dois adversários.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro com 3.010 eleitores. O nível de confiança é de 95% e o registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01021/2014. Já a pesquisa Datafolha, realizada em parceria com a Rede Globo, ouviu 18.116 pessoas em 468 municípios ontem e hoje. O nível de confiança é de 95%, e o registro no TSE é BR-01037/2014.