Você está aqui: Página Inicial / Política / Governo federal pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014

Política

Educação

Governo federal pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014

por Agência Brasil publicado 09/05/2011 08h03, última modificação 09/05/2011 12h03
“É um desafio grande, mas podemos alcançá-lo”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff. Atualmente, cerca de 5 mil brasileiros estudam em países como Alemanha, França e EUA

Paula Laboissière, da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (9) que o governo pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. Segundo ela, cerca de 5 mil brasileiros estudam atualmente em países como Alemanha, França e Estados Unidos. “É um desafio grande, mas podemos alcançá-lo”, disse.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta, Dilma avaliou que, com as bolsas de estudo no exterior e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o país dará um “grande salto” no desenvolvimento.

“Temos que lembrar que o Brasil precisa de mão de obra qualificada para prosseguir nesse novo ciclo do seu desenvolvimento”, afirmou. De acordo com a presidenta, o governo conclui este ano 81 novas escolas técnicas e entrega mais 200 até 2014, totalizando 555 unidades em todo o país.

Os cursos disponíveis, segundo ela, incluem áreas como hotelaria, culinária e informática. Dilma destacou ainda que o chamado Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop) terá sua estrutura ampliada por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

registrado em: