Você está aqui: Página Inicial / Política / Governo Dilma alcança 64% de aprovação

Política

Pesquisa Datafolha

Governo Dilma alcança 64% de aprovação

por Redação Carta Capital — publicado 22/04/2012 11h43, última modificação 06/06/2015 18h22
Índice é recorde para tempo de mandato da presidenta, mas brasileiros ainda preferem Lula na corrida pelo Planalto em 2014

A aprovação do governo da presidenta Dilma Rousseff alcançou um novo recorde. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo 22, 64% dos brasileiros avaliam a administração da mandatária como ótima ou boa, contra 59% em janeiro.

Os que consideram o governo regular somaram 29%, além dos 5% a julgar a administração como ruim ou péssima. Em janeiro, os índices eram de 33% e 6%, respectivamente.

A presidenta também aumentou sua aprovação pessoal, uma vez que para 68% dos entrevistados o desempenho de Dilma é ótimo ou bom, regular para 25% e ruim ou péssimo para 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento, realizado em todo o Brasil nos dias 18 e 19 de abril com mais de 2,5 mil pessoas, mostra, porém, que Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito dos entrevistados para a candidatura do PT à presidência em 2014.

Segundo o Datafolha, 57% dos brasileiros desejam ver Lula como o representante petista na próxima disputa pelo Planalto, contra 32% de Dilma.

Entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, no entanto, a situação é mais equilibrada. A presidenta aparece com 48% contra 45% de Lula. Um cenário semelhante na análise dos que têm nível superior de escolaridade, no qual Dilma soma 42% das preferências para 2014 e Lula, 41%. Um empate técnico em ambos os casos.

Por outro lado, a aprovação do governo da presidenta é a maior para um mandato com um ano e três meses em todas as pesquisas realizadas pela instituição. Além disso, Dilma alcançou o maior índice desde a posse.

Os resultados são ainda melhores quando comparados aos dois últimos dois presidentes. Neste mesmo período de mandato, Lula tinha 38% de aprovação e Fernando Henrique Cardoso, 30%.

Dilma também supera Lula no segundo mandato. Com o mesmo tempo de governo, o petista tinha 55% de aprovação.

A pesquisa ressalta que a presidenta teve alta na maioria das faixas de renda, idade e escolaridade. Entre eles, os brasileiros com renda familiar acima de dez salários mínimos, cerca de 4% da população. Neste nicho, a mandatária passou de 53% para 70%.

Entre a população mais pobre, com renda até dois mínimos por mês (48% dos brasileiros), Dilma subiu de 59% para 64% de aprovação.

registrado em: ,