Você está aqui: Página Inicial / Política / Geraldo Julio abre vantagem sobre Humberto Costa no Recife, diz Ibope

Política

Eleições 2012 - Recife

Geraldo Julio abre vantagem sobre Humberto Costa no Recife, diz Ibope

por Redação Carta Capital — publicado 03/09/2012 14h38, última modificação 03/09/2012 14h52
Na última pesquisa do Ibope, candidato de Eduardo Campos estava 16 pontos atrás do petista. Agora, está sete pontos à frente
7921052092_18c6a849e9_z

Geraldo Julio (à esq.) em evento de campanha com o senador Jarbas Vasconcelos e o governador Eduardo Campos. Foto: Divulgação

Uma nova pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira 3 mostrou que a capacidade do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de transferir votos para seus candidatos é, ao menos no Recife, muito forte. O candidato de Campos na capital pernambucana, Geraldo Julio, subiu aos 33% das intenções de voto, superando por uma boa margem o senador petista Humberto Costa, que tem 25%. A pesquisa confirmou a queda de Mendonça Filho (DEM) para a quarta posição, e a ascensão do tucano Daniel Coelho para o terceiro lugar.

Nas primeiras pesquisas, o nome de Geraldo Julio era praticamente ignorado pelo eleitor do Recife. À medida que a campanha esquentou, com Eduardo Campos entrando de cabeça, a subida começou. Há pouco mais de duas semanas, em pesquisa , Geraldo Julio estava empatado com Mendonça Filho com 16% dos votos, metade do que tinha Humberto Costa. Agora, ele tem sete pontos a mais que o principal rival.

O levantamento mostrou também uma salto importante nas votações de Daniel Coelho. O candidato do PSDB tinha 10% das intenções de voto, mas agora subiu para 15%, se consolidando como terceiro colocado. Mendonça Filho, por sua vez, perdeu metade das intenções de voto no período, indo de 16% para 8%.

Em meio ao crescimento de Júlio, a candidatura de Costa sofre novo fogo amigo: o candidato a vice João Paulo voltou a , que teve a candidatura à reeleição desautorizada pela cúpula do partido.

Os números apresentados pelo Ibope nesta segunda trazem outras boas notícias para Geraldo Julio. O pessebista venceria Humberto Costa num eventual segundo turno, com 44% das intenções de voto, contra 39% do petista. Além disso, Geraldo Julio tem o menor índice de rejeição (13%) entre os candidatos, à frente de Daniel Coelho (14%) e Mendonça Filho e Humberto Costa (ambos com 28%).

A pesquisa mostrou que os eleitores estão tomando decisões nos últimos dias. A taxa de votos brancos e nulos caiu de 15% para 8%, mesma quantidade de indecisos.

Uma publicada na semana passada já havia indicado a subida de Geraldo Julio. Pelo levantamento, os candidatos do PSB e do PT tinham 29% e estavam empatados na primeira colocação. A mesma pesquisa mostrara Daniel Coelho em terceiro lugar e Mendonça Filho em quarto.

A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda ouviu 805 eleitores e tem margem de erro de três pontos porcentuais. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-00094/2012.