Você está aqui: Página Inicial / Política / Equipe de transição discute política de saúde

Política

Além de Economia

Equipe de transição discute política de saúde

por Paulo Daniel — publicado 02/12/2010 17h22, última modificação 02/12/2010 17h22
A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) está percorrendo um caminho correto, antes de se discutir o nome de quem irá assumir o ministério da saúde, primeiro é preciso discutir qual a política de saúde o país terá para os próximos anos

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) está percorrendo um caminho correto, antes de se discutir o nome de quem irá assumir o ministério da saúde, primeiro é preciso discutir qual a política de saúde o país terá para os próximos anos.

Ontem, a equipe de transição discutiu com 36 representantes de hospitais privados, universidades e órgãos dos governos federal e estaduais os desafios da política de saúde no Brasil.

Uma das grandes prioridades do governo Dilma nessa área será conseguir avanços significativos principalmente na área de atendimento e de serviços prestados ao cidadão, entretanto, um dos maiores entraves é seu financiamento.

Atualmente, o gasto público no país é menor do que o privado, ou seja, de tudo o que é gasto com saúde no país, 56% provém da iniciativa privada e 44% da iniciativa pública. Na Alemanha 77% dos recursos para saúde são públicos e 23% são privados.

As propostas apresentadas e discutidas foram; aprofundar programas como o Sistema Único de Saúde (SUS); as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Brasil Sorridente, além de ampliar o acesso da população a diagnósticos e a consultas especializadas.

Essa, talvez, pode vir a ser a política de saúde percorrida pelo futuro governo, uma vez que, o Brasil passa por uma grande transição na saúde, em que doenças infecciosas estão sendo reduzidas por um lado, enquanto de outro lado aumenta a incidência de doenças crônicas; como a hipertensão e a diabetes. É um grande desafio para o futuro, preparar a saúde para atender esse tipo de paciente, atuando principalmente na prevenção.

registrado em: ,