Você está aqui: Página Inicial / Política / Russomano tem 31% e Serra, 27%, diz Datafolha

Política

Eleições 2012

Russomano tem 31% e Serra, 27%, diz Datafolha

por Redação Carta Capital — publicado 21/08/2012 10h48, última modificação 21/08/2012 10h50
Os dois candidatos continuam tecnicamente empatados, mas desde o último levantamento o candidato do PRB subiu cinco pontos, enquanto o tucano caiu três

Uma nova pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira 21 mostra que o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomano, segue como um dos principais nomes da disputa até aqui. Russomano tem, de acordo com dados do Datafolha, 31% das intenções de voto, contra 27% do ex-prefeito José Serra (PSDB). Ambos estão empatados tecnicamente pois a margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, mas Russomano cresceu cinco pontos desde a última pesquisa (19 e 20 de julho), enquanto o tucano perdeu três pontos.

Russomano continua também na liderança na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor diz o nome de seu candidato sem ser apresentado a uma lista. Nesta modalidade, Russomano tem 15% das intenções, contra 13% de Serra. A taxa de rejeição de Russomano também é bem inferior à de Serra. Apenas 12% dos entrevistados não votariam no candidato do PRB de jeito nenhum. No caso de Serra, 38% dizem que não votariam nele. Em junho, este índice era de 32%, segundo o Datafolha.

O segundo bloco de candidatos continua embolado, com quatro postulantes ao cargo tecnicamente empatados. Fernando Haddad (PT) tem 8% das intenções de voto; Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%; Soninha Francine (PPS), 5%; e Paulinho da Força (PDT), 4%. Entre esses, as maiores taxas de rejeição são de Soninha e Paulinho, com 19%. Haddad tem 15% e Chalita tem 11%.

Esses números e, principalmente, a popularidade de Russomano serão testados a partir desta terça-feira 21, quando na tevê e no rádio. Como mostrou CartaCapital, Russomano tem um tempo de tevê de pouco mais de dois minutos, enquanto Serra e Haddad têm mais de sete minutos cada um. Chalita tem 4min22s e aposta em sua experiência em frente às câmeras para subir.