Você está aqui: Página Inicial / Política / Disputa equilibrada pela prefeitura de Curitiba

Política

Eleições 2012

Disputa equilibrada pela prefeitura de Curitiba

por Redação Carta Capital — publicado 11/08/2012 14h55, última modificação 11/08/2012 14h55
Pesquisa Ibope mostra empate técnico entre Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC)

A disputa pela prefeitura de Curitiba está equilibrada. A pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira 10 aponta três candidatos empatados tecnicamente em primeiro lugar na preferência dos eleitores da capital paranaense. Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) possuem, respectivamente, 25%, 24% e 23% das intenções de voto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em seguida, aparecem Rafael Greca (PMDB) com 6% e Carlos Moraes (PRTB) - que  recorre na Justiça Eleitoral contra a impugnação de sua candidatura - com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Há 11% de indecisos e 10% para votos brancos e nulos.

O mesmo cenário de equilíbrio ocorre na pesquisa espontânea, quando o eleitor cita o nome de seu canditato. Neste questionamento, Ducci e Fruet estão empatados com 14%, Ratinho soma 11% e Grega chega a 3%. Por outro lado,  46% dos entrevistados não saberiam em quem votar.

Greca é o candidato com maior rejeição: 32% dos eleitores não votariam nele. Depois aparecem Ducci (24%) e Ratinho (22%) e Fruet (12%).

A pesquisa, encomendada pela RPCTV, afiliada da Rede Globo, ocorreu entre 7 e 9 de agosto. Foram entrevistadas 602 pessoas.