Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma Rousseff presidenta do Brasil

Política

Eleições

Dilma Rousseff presidenta do Brasil

por Celso Marcondes — publicado 31/10/2010 19h35, última modificação 29/12/2010 11h43
Pela primeira vez na nossa história, uma mulher é eleita para a presidência da República
Dilma Rousseff presidenta do Brasil

Pela primeira vez na nossa história, uma mulher é eleita para a presidência da República. Por Celso Marcondes. Foto: Roberto Stuckert Filho/ Divulgação

[Atualizada às 21h30]

Pela primeira vez na nossa história, uma mulher é eleita para a presidência da República

Dilma Rousseff é a presidenta eleita do Brasil. Às 21h30 deste domingo 31 de outubro, com 99,99% dos votos apurados, ela tem 56,05% dos votos válidos contra 43,95% de José Serra.

Ela será a primeira mulher a assumir o cargo na história do País. A maioria dos brasileiros decidiu pela continuidade do governo Lula. Ele será sucedido por aquela que coordenou seu ministério nos últimos anos e que foi escolhida candidata pelo próprio presidente.

Para se eleger, Dilma viveu a campanha eleitoral mais nefasta do Brasil pós-ditadura. Teve que enfrentar uma grande aliança que uniu seu maior adversário aos principais grupos de comunicação do País. Respondeu a uma pauta de discussões que ultrapassou os limites do conservadorismo - a religião e o aborto tomaram um espaço que jamais poderiam ter ocupado numa eleição de um país democrático.

Enfrentou todo o tipo de preconceitos, principalmente o de gênero: sempre foi qualificada pelos opositores como uma simples marionete de Lula. Sua coragem de enfrentar a ditadura militar no apogeu da juventude foi atacada incessantemente como sinônimo de terrorismo.

Teve de se explicar também sobre problemas reais do seu governo, de seu partido e aliados. Problemas que terá de enfrentar e resolver na sua administração para ganhar a confiança daqueles que não conquistou agora.

Por fim, enfrentou suas próprias fragilidades e limitações, amplificadas pela comparação permanente com Lula, o maior fenômeno da história política do país e entre os maiores do mundo.

A população brasileira quer agora que ela continue o combate à pobreza e à miséria no País, quer um País mais justo. Parabéns e boa sorte, presidenta Dilma Rousseff.

E você leitor, o que achou desta campanha e do resultado final? Escreva aqui sua avaliação.

registrado em: