Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma participa do velório em Belo Horizonte

Política

Morte de Itamar Franco

Dilma participa do velório em Belo Horizonte

por Agência Brasil publicado 04/07/2011 16h21, última modificação 04/07/2011 17h30
Presidenta ficou cerca de uma hora no velório, cumprimentou as duas filhas do ex-presidente, e trocou palavras com FHC
velorio

Dilma Rousseff acompanha o velório de Itamar Franco ao lado dos tucanos Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta segunda-feira 4 do velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais. O ex-presidente morreu na manhã de sábado, aos 81 anos, em São Paulo, onde estava internado para tratamento de leucemia desde o dia 21 de maio.

No domingo, o corpo de Itamar Franco foi velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), cidade da qual foi prefeito, e seguiu nesta manhã para Belo Horizonte. O corpo foi cremado à tarde, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Dilma permaneceu durante aproximadamente uma hora no velório. Ao chegar, cumprimentou as duas filhas de Itamar, Georgiana e Fabiana, que estavam muito emocionadas. Dilma as abraçou e se aproximou do caixão, que foi colocado no salão principal do palácio.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passou algum tempo ao lado da presidenta Dilma Rousseff, diante do caixão, e chegou a trocar algumas palavras com ela. Também estavam no velório os principais líderes do PSDB, como o governador de Minas, Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador de São Paulo, José Serra.

Acompanharam a presidenta na viagem a Belo Horizonte os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, Ideli Salvatti, de Relações Institucionais, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A presidenta deixou o Palácio da Liberdade, de onde seguiu para a Base Aérea da Pampulha, para embarcar de volta a Brasília. A chegada à capital federal estava prevista para as 16h.

Após o velório, fechado ao público, o corpo do ex-presidente seguiu para o crematório de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia de cremação foi restrita aos parentes e amigos mais próximos de Itamar.

*Matéria originalmente publicada em Agência Brasil

registrado em: