Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma escolhe Teori Zavascki, do STJ, para o lugar de Cezar Peluso no STF

Política

Nomeação

Dilma escolhe Teori Zavascki, do STJ, para o lugar de Cezar Peluso no STF

por Redação Carta Capital — publicado 10/09/2012 16h10, última modificação 06/06/2015 18h28
Teori Zavascki

Teori Zavascki, em foto de 2007. Foto: Fabio Pozzebom/ABr

Uma semana após a saída do ministro Cezar Peluso do Supremo Tribunal Federal (STF), a presidenta Dilma Rousseff já tem o nome do substituto: Teori Albino Zavascki, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Peluso se aposentou ao completar 70 anos de idade no dia 3, em meio meio ao julgamento do chamado "mensalão". É a idade limite para ministros do STF deixarem o cargo. Ele foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, e presidiu a casa entre 2010 e 2012.

Teori Albino Zavascki é Natural de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, tem 64 anos, é casado e pai de três filhos. É formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e mestre e doutor em Direito Processual Civil pela mesma instituição. É ministro do STJ desde  desde maio de 2003, além de lecionar na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB). Antes, já havia sido desembargador e presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e também deu aulas na UFGRS e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi advogado concursado do Banco Central por sete anos, tendo passado também pela superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil na década de 1980.

O nome de Zavascki deverá aparecer no Diário Oficial nesta terça-feira 11, mas ele só deve assumir o cargo após o julgamento do "mensalão".