Você está aqui: Página Inicial / Política / Vox Populi / CartaCapital: Governo Dilma é aprovado por 52%

Política

Pesquisa

Vox Populi / CartaCapital: Governo Dilma é aprovado por 52%

por Redação — publicado 21/06/2013 06h53, última modificação 21/06/2013 08h38
Segundo levantamento, a presidenta tem maior aceitação nas zonas rurais do que nas cidades
Wilson Dias/ABr
dilma ag brasil

A presidenta Dilma Rousseff participa da formatura da Turma 2011/2013 do Instituto Rio Branco e Condecoração da Ordem do Rio Branco (17/6)

O desempenho da presidenta Dilma Rousseff à frente do governo federal é aprovado por 52% da população brasileira. Segundo a primeira pesquisa Vox Populi / CartaCapital, realizada entre os dias 7 e 11 de junho, 10% dos entrevistados consideram seu governo "ótimo" e  42% o avaliam como "bom". Outros 36% dos entrevistados disseram considerar a administração "regular" e 11%, "negativo".

Com popularidade média de 50% nas capitais do País, Dilma apresenta aceitação mais alta nas zonas rurais. Dentre os brasileiros que vivem no campo, 66% consideram o desempenho da presidenta positivo.

Há também variações quando o nível de escolaridade é levado em conta. Enquanto 60% dos que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental avaliam seu governo como positivo, 9% o desaprovam. Já entre os que têm ensino superior completo, 46% avaliam seu desempenho como positivo e 18%, como negativo.

Em relação à renda familiar, Dilma tem 61% de aprovação entre os que recebem até 1 salário mínimo; 55% entre os que recebem até dois salários e 49% entre os que ganham até cinco salário. A aprovação cai para 43% entre os que recebem mais de dez salários mínimos.

Vale lembrar que a primeira rodada da pesquisa Vox Populi / Carta Capital foi feita antes dos protestos que tomaram diferentes cidades do País contra a tarifa de transporte público.

O resultado é similar aos índices observados por outros institutos, como a pesquisa CNI/Ibope do dia 19, na qual  55% dos brasileiros diziam considerar seu governo ótimo ou bom, o da CNI/MDA do dia 11, em que Dilma teve 54,2% de aprovação, e o Datafolha do dia 8, que apresentou a presidenta com 57% de aprovação).

Para o levantamento foram entrevistados 2.200 eleitores maiores de 16 anos em áreas urbanas e rurais de 207 municípios, em todos os estados brasileiros (exceto Roraima) e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,1 pontos para mais ou para menos.

A consulta feita em parceria será realizada, em média, de dois em dois meses, o que permitirá análises comparativas com base em uma mesma pesquisa.

registrado em: ,