Política

Depoimento de Valério está com o MPF de Minas Gerais

Procuradores não têm prazo para analisar veracidade das acusações de que o ex-presidente Lula estaria envolvido no “mensalão”

Apoie Siga-nos no

O depoimento do empresário Marcos Valério em que acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de envolvimento no chamado “mensalão” já está com o Ministério Público Federal em Minas Gerais. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, como são muitas as informações, não há prazo para a conclusão dos trabalhos. Valérii deu o depoimento quando já havia sido condenado a 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal como o operador do esquema.

O caso foi remetido à primeira instância porque o ex-presidente não tem mais a prerrogativa do foro.

Os procuradores do MPF-MG vão verificar se há conexão do depoimento com outras ações ligadas ao “mensalão” que correm na Justiça do estado. São ao menos seis delas, sendo que Valério já foi condenado em duas.

 

O depoimento ocorreu em 24 de setembro, durante o julgamento do “mensalão”. À épóca, Valério disse que Lula sabia do esquema e recebeu recursos quando já era presidente em 2003.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou o depoimento para Minas Gerais no inicio de fevereiro. Anteriormente, o MPF manifestou cautela com as acusações do empresário. Gurgel, por exemplo, chamou Marcos Valério de “jogador” e lembrou outras ocasiões em que ele havia tentado confundir as apurações. “Com muita frequência Valério faz referência a declarações que ele considera bombásticas etc., e quando nós vamos examinar em profundidade não é bem isso”, afirmou à ocasião.

 

Com informações Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo