Você está aqui: Página Inicial / Política / Datafolha: nada mudou, Dilma tem 51% e ganharia no 1º Turno

Política

Pesquisas eleitorais

Datafolha: nada mudou, Dilma tem 51% e ganharia no 1º Turno

por Celso Marcondes — publicado 16/09/2010 18h00, última modificação 16/09/2010 19h03
Nova pesquisa é divulgada pela Folha de S.Paulo e mantém quadro do levantamento anterior, da última sexta-feira
Datafolha: nada mudou, Dilma tem 51% e ganharia no 1º turno

Nova pesquisa é divulgada pela Folha de S.Paulo e mantém quadro do levantamento anterior, da última sexta-feira. Por Celso Marcondes. Foto: Roberto Stuckert Filho

[republicada às 18h00]

Nova pesquisa é divulgada pela Folha de S.Paulo e mantém quadro do levantamento anterior, da última sexta-feira

Pesquisa do Datafolha publicada nesta quinta-feira 16 na Folha de S.Paulo dá conta que o quadro geral da disputa presidencial permanece inalterado, a despeito da enorme repercussão na mídia dos dois escândalos recentes.

Dilma Rousseff, que estava com 50% das intenções de voto na pesquisa do dia 9 passado, oscilou positivamente dentro da margem de erro para 51%. José Serra manteve os seus 27% e Marina Silva ficou com os mesmos 11% do levantamento anterior.
Na pesquisa com resposta espontânea, Dilma tem 39%, contra 19% de Serra e 7% de Marina. Para um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 57% ante 35% do tucano.
É no Nordeste onde Dilma alcança seu maior índice: 65% contra 18% de Serra e 7% de Marina.
Na região Sul, Serra tem seu melhor resultado, 34% ante 42% de Dilma e 9 de Marina.

A candidata do PV tem seu melhor resultado na região Sudeste, com 14. Dilma tem 46% na região e Serra 29%.
No resultado por faixa de renda, Dilma alcança seu melhor resultado entre os mais pobres. Entre os que recebem até dois salários mínimos, a petista tem 55%, ante 25% de Serra e 7% de Marina.
O tucano tem seu melhor resultado entre os mais ricos, atinge 34% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, contra 36% de Dilma e 19% de Marina. É nesta faixa também que a candidata do PV obtém seu melhor resultado.

Na estratificação por escolaridade, Dilma tem 55% entre aqueles que têm ensino fundamental, Serra alcança 25% e Marina tem 7%.
Entre os que têm ensino médio, Dilma 50%, Serra 28% e Marina tem 13%. Já entre os que têm ensino superior, Dilma cai para 38%, Serra sobe para 30% e Marina alcança 20%.

O Datafolha não poderia deixar de fazer uma pergunta: tomou conhecimento das quebras de sigilo? 57% dos entrevistados afirmaram que sim 43% que não. Entre os que responderam sim, 12% disseram que estão bem informados sobre o tema.
A pesquisa foi realizada com 11.784 entrevistas em todo o País, entre os dias 13 e 15 de setembro, com tempo, portanto, de captar também as reações da população diante do escândalo do momento, aquele que envolve a ministra Erenice Guerra.

O Datafolha não perguntou aos entrevistados sobre o novo caso.
A estranhar neste novo levantamento o fato dele ter sido realizado apenas seis dias depois da pesquisa anterior e não ter sido apresentado no Jornal Nacional da Rede Globo na véspera. Nas duas últimas semanas, o instituto apresentou os resultados às sextas-feiras na edição do JN e depois publicou na Folha.
A divulgação da pesquisa teve discreto espaço na capa do jornal. No título, está escrito: “Caso do sigilo não muda voto, aponta Datafolha”. Nenhuma referência ao caso Erenice, nem no corpo da matéria.

registrado em: