
Lula, com Dirceu e Dilma durante o congresso do PT. Fotos: Rennato Testa
O 4º Congresso Nacional do PT, que acontece neste final de semana, em Brasília, pretende aprovar uma proposta pontual para a regulação da mídia brasileira. O ponto principal do documento é a proibição da propriedade cruzada de meios de comunicação.
O domínio midiático de alguns grupos econômicos tolhe a democracia e tenta impor uma “versão única” para o Brasil, diz o texto. A ideia agora é que a regulação seja encaminhada pelas bancadas do partido no Congresso Nacional, sem que o Palácio do Planalto sofra mais desgastes com o plano.
Leia também:
Dilma ataca ‘mitos’ da imprensa
O jornalismo murdochiano
O tom de um e dos outros
José Dirceu x Veja
O texto, revisado na noite desta sexta-feira 2 pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, e distribuído aos participantes, já é quase consenso no congresso petista. Não há, em nenhum momento, menção à criação de mecanismos de censura à imprensa, mas críticas aos abusos de grandes veículos.

O ex-presidente Lula, durante discurso no congresso, quando defendeu o ex-ministro José Dirceu
Na mesma noite, os petistas fizeram um desagravo ao ex-ministro José Dirceu, alvo de matéria da revista Veja. Dirceu foi aplaudido de pé durante mais tempo que o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff, aos gritos de “guerreiro do povo brasileiro” pelos 1.500 participantes do Congresso. Lula e Dilma fizeram críticas à mídia.
O ex-presidente chegou a defender Dirceu nominalmente: “Muitos que falam em democracia não exercem a democracia. Ficam especulando em alguns jornais e então eu vou dizer: o Zé Dirceu tem o meu aval”, disse, afirmando ainda que não é mais possível “dizerem as mentiras que querem e quem ainda tem que ficar se explicando diante disso é a gente”.
Dilma não citou Dirceu diretamente, mas fez uma longa pausa em sua saudação ao ex-ministro, provocando mais aplausos dos petistas ao ex-ministro. E também fez críticas às especulações de parte da imprensa.

A presidenta Dilma, no congresso do PT
Em seu discurso de abertura do Congresso Nacional do PT, Falcão também voltou a criticar a imprensa. Ele defendeu o marco regulatório e disse que o domínio midiático “por alguns grupos econômicos tolhe a democracia”. “A crescente parcialidade e a afronta aos fatos preocupa a todos os que lutam por meios de comunicação democráticos”, discursou.
Leia abaixo os trechos do projeto de resolução referentes à comunicação, que serão submetidos aos delegados do 4º Congresso Nacional do PT. O texto ainda pode sofrer emendas antes de ser votado, até o domingo 4:
73. Para o PT e para os movimentos sociais, a democratização dos meios de comunicação é tema relevante e um objetivo comum com os esforços de elaboração do governo Lula e os resultados da I Conferência Nacional de Comunicação, que evidenciou os grandes embates entre agentes políticos, econômicos e sociais de grande peso na sociedade brasileira. É urgente abrir o debate no Congresso Nacional sobre o marco regulador da comunicação social – ordenamento jurídico que amplie as possibilidades de livre expressão de pensamento e assegure o amplo acesso da população a todos os meios – sobretudo os mais modernos como a internet. Daí o nosso repúdio ao projeto de lei 84/99 que se originou e tramita no Senado Federal, o AI-5 digital, pois pretende reprimir a livre expressão na blogosfera.
74. Para nós, é questão de princípio repudiar, repelir e barrar qualquer tentativa de censura ou restrição à liberdade de imprensa. Mas o jornalismo marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar. A inexistência de uma Lei de Imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada.
de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil. E a crescente partidarização, a parcialidade, a afronta aos fatos como sustentação do noticiário preocupam a todos os que lutam por meios de comunicação que sejam efetivamente democráticos. Por tudo isso, o PT luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no País.
75. As reformas institucionais não estarão completas se não forem acompanhadas da mais profunda democratização da comunicação. Além de tudo isso, as mudanças tecnológicas e a convergência de mídias precisam se acompanhadas de medidas que ampliem o acesso, quebrem monopólios e garantam efetiva pluralidade de conteúdos.
76. Ainda no campo da comunicação, é preciso aprofundar as políticas públicas para a juventude, num contexto em que a própria noção de cidadania cultural se redesenha num cenário de convergência tecnológica, de economia e de serviços. Tais políticas devem voltar-se para a ampliação da fruição cultural e da qualidade da educação no Brasil.
[...] semanas atrás, a mídia brasileira em geral começou o mimimi em torno de uma moção apresentada no último congresso do PT. A proposta em questão diz respeito a um marco regulatório dos veículos de comunicação. Li na [...]
[...] semanas atrás, a mídia brasileira em geral começou o mimimi em torno de uma moção apresentada no último congresso do PT. A proposta em questão diz respeito a um marco regulatório dos veículos de comunicação. Li na [...]
[...] também:PT defende regulação da mídiaO jornalismo murdochianoEntrada da PM no campus divide comunidade [...]
[...] também: PT defende regulação da mídia O jornalismo murdochiano Entrada da PM no campus divide comunidade [...]
Democratização não é cada, fazer o q se quer, como se quer; mas fazer de forma q tudo esteja no rumo a q o beneficiário seja o povo, sem considerar facções. A lei cuida do resto – qdo tb geral e abstrata. Ou não?
[...] Leia também: Velhos ideais, novas alianças PT cobra mais ousadia na economia No PT, mulheres tomam o poder Dilma ataca ‘mitos’ da imprensa PT defende regulação da mídia [...]
Meu Deus! O que tem de gente aqui que diz ser a regulamentação dos meios de comunicação e da disposição de mídia e acesso a ela uma forma de cercear e fazer ditadura não é brincadeira. Uma coisa não leva a outra, vamos pegar o caso das concessões de TVs e rádio, a palavra concessão não é direito de posse nem herança dada de pai para filho e uma licença. O que acontece é bem ao contrário, tomam como propriedade privada. A farra dessas concessões é perniciosas, veja o caso do Sarney para não perder muito no seu mandato quando foi presidente distribuiu concessões de rádio a bel prazer, inclusive o sr. Aécio NEVER levou a dele. Agora se formos falar de golpe e ditadura quem lucrou horrores e teve regalias colossais com ela foi as organizações Globo e até hoje joga duro para levar vantagens em tudo! A WebTV e rádios digitais pode demorar a chegar no entanto temos que levar em nossas mentes que já há movimentos em direção de controle por parte desses oligopólios.
VOCE AI PARADO TAMBEM FOI ROUBADO!
VOCE AI PARADO TAMBEM FOI ROUBADO!
Aprimavera brasileira ja comecou. E nao pelos pelegos comprados com verbas federais CUT, UNE, MST, etc… mas sim pelo povo de bem descontente com a roubalheira implantada pelo PT no Brasil.
Ate Marcos Valerio mandou intimar o chefe da quadrilha “LULA,” pois e ele quem mandava no mensalao.
O Brasil ta acordando, e os comunistas de araque serao mais uma vez esquecidos pela historia como sempre foram.
O PT teme seus adversários, mas mais do que isso teme o maior deles, aquele que será para sempre a ameaça à perda do poder: o conhecimento pelo povo da corrupção no governo.
[...] mais:PT defende regulação da mídiaNo PT, mulheres tomam o poder PT cobra mais ousadia na economiaSenadores criticam ideia do PT sobre [...]
[...] mais: PT defende regulação da mídia No PT, mulheres tomam o poder PT cobra mais ousadia na economia Senadores criticam ideia do PT [...]
Proibir monopólios não tem nada a ver com censura.Exatamente o contrário: proporciona a pluralidade dos meios de comunicação. Faz com que pequenos veículos possam sobreviver. Tem gente que nem lê a matéria direito e já lasca um comentário infeliz.
Não percebem que no nosso país a comunicação está nas mãos de poucos grandes e poderosos grupos e a manipulação que isso acarreta?
Toda e qualquer tentativa de controle do chamado “controle da mídia” é uma atitude arbitrária, por conseguinte ditatorial.
Por favor, lembrem-se que quem não deve não teme, num Estado de Direito Democrático cabe a justiça em geral apurar e julgar os abusos da mídida, não cabe a funcionários públicos pautados pela cegueira ideológica decidir o que nós, cidadãos devemos ler e saber.
A Democracia é superior, pois ela mesma se permite destruir-se, basta ver o que acontece nos píses do cone sul. Sendo assim, lutemos pela sua manutenção, mesmo que petistas preocupados em esconder seus desmandos e suas roubalheiras associados ao chamado grupo de apoio do governo insistam em controlar oiniões e pensamentos.
Todos sabemos aonde isso vai dar. DITADURA.
Que Deus nos ajude.
Esta história de volta da censura que tanto a imprensa tenta incultir em nossas cabeças, não passa de grandes e vergonhosas mentiras. O que eles não querem nem pensar é na quebra do monopólio deles, que é tão rentável em todos os sentidos. O pior é que tem gente que ainda engole este discurso patético e ridículo, dessa midia totalmente descomprometida com os interesses do povo deste mísero país.
”
Prefiro a imprensa tendo liberdade para divulgar o que bem entender do que o Governo tendo liberdade para fazer o que bem entender.
”
Prefiro nenhum dos dois.
Agora, imagina em GO, MG e SP que acontece as duas coisas?
O governo tem a oposição no parlamento para regular e até atrasar projetos. E quem regula a imprensa?
‘Votei no PT durante 20 anos”
Tantos plutocratas dizem isso e é a maior mentira. Ninguém acredita. Senão estariam apoiando PSTU, PSOL, e não os demotucanos. A desilusão não seria com a suposta incoerência do PT? Então porque bandeou para a ideologia pinochetista? Mentirosos.
“”Haja vista tantos casos de jornalistas condenados por abusos cometidos em matérias jornalísticas.”‘
E quantos são compensados, e quantas empresas punidas, por demitirem jornalistas por se recusarem a maquear a verdade, em prol de defender e acorbertar o José Bush e o Aécio Berlusconni ?
Prefiro a imprensa tendo liberdade para divulgar o que bem entender do que o Governo tendo liberdade para fazer o que bem entender.
Caro José, no sistema jurídico atual os abusos jornalísticos JÁ SÃO PUNÍVEIS, tanto civil quanto criminalmente. Haja vista tantos casos de jornalistas condenados por abusos cometidos em matérias jornalísticas.
Democracia é respeitar os direitos das outras pessoas que também fazem parte dá sociedade. Logo, tem q ter regras e limites para tudo. nimguém pode fazer o que quer só pq está numa democracia. Então, tem q existir regras também para imprensa. Até pq, tudo mundo tem que ser resposánvel pelo o que fala e escreve, sobretudo, a impresa.
Demogracia é respeitar os direitos das outras pessoas que também fazem parte dá sociedade. Logo, tem q ter regras e limites para tudo. nimguém pode fazer o que quer só pq está numa demogracia. Então, tem q existir regras também para imprensa. Até pq, tudo mundo tem que ser resposánvel pelo o que fala e escreve, sobretudo, a impresa.
A regulamentação da mídia é necessária e obrigatória num estado democrático. É inadmissível que sendo um serviço de concessão pública, esteja monopolizada nas mãos de opressores (POLITICOS CORRÚPTOS, GRUPOS ECONÔMICOS) que divulgam somente o que lhes convém. Não se abre espaço para a sociedade organizada expressar seus sentimentos, os sindicatos não conseguem colocar uma nota explicativa em época de greve, pois o preço cobrado é praticamente inviável, ficam marginalizando movimentos sociais legítimos tipo MST, que luta pela reforma agrária. Alguns jornalistas por mais progressistas que sejam não conseguem expressar suas idéias, pois não combinara com os ideais do patrão. Enfim a regulamentação da mídia será uma ferramenta para aperfeiçoar a democracia.
Os piores governos no Brasil estão nas mãos dos PSDBDEM, os tucanalhas. Em Minas Gerais, descaso do governo em todos os setores, professores em greve e alunos correndo o risco de perder o ano letivo, enquanto que Anastia aumenta salário próprio e dos comparsas em 30% e oferece 5% aos professores. São Paulo cresce na Cracolândia, aditivos e desvio de dinheiro na rodoanel que nunca fica pronto, que o diga Zé Bolinha e Paulo Preto, quando chove alaga tudo e os crimes que só aumentam. Donos de carros, aposentados e correntitas de bancos de todo o Brasil, tiveram dados violados e foram vítimas de golpes aplicados por advogados e funcionários públicos paulistas. E nesse cenário, aparece uma Dora Kramer para dizer que o PT não está preocupado com o destino do Brasil. Penso que para ela quem se preocupa com o destino do Brasil é o PSDBDEM, com a descriminalização das drogas, venda das estatais com lucros em paraísos fiscais, empréstimos com o FMI, volta da CPMF, máfia das ambulâncias e outros.
bom dia
por que será que ninguém da midia reclama,que falar do holocausto é crime?
e não é só aqui não.
cuidado com o rabo preso,se correr pode ficar sem…..ai não tem como abanar pro dono…deu pra entender midia independente?
[...] PT cobra mais ousadia na economia Mulheres tomam o poder no PT Dilma ataca ‘mitos’ da imprensa PT defende regulação da mídia brasileira O jornalismo murdochiano O tom de um e dos outros José Dirceu x [...]
Por que o PT não pensa em censurar a invasão de propriedades privadas como o faz o MST? Nós queremos é liberdade de imprensa mesmo. O povo brasileiro precisa saber o que está acontecendo com os recursos públicos e se não fosse a impressa livre como saberíamos da roubalheira que vem surrupiando os nossos cofres? É bom que o PT perceba que alguns de seus membros são funcionários públicos, assim como a presidente, deputados, senadores, ministros, governadores, prefeitos e vereadores e devem explicações ao povo que é seu patrão de forma pública e escancarada. Não fazendo dessa forma nós, o povo, podemos demití-los e aí vão procurar emprego na Venezuela, lá quem manda na imprensa é Hugo Chavez, um ditador.
Graças a Veja muita maracutaia do governo FHC foram contornadas e varridas para debaixo do tapete: privataria, SIVAM, Pasta Rosa, Mensalão da Reeleição, avião da FAB para traficante,CHEVRON, entre outros. É por isso que a tucanalha, direitona desorientada continuará defendendo a revista.
[...] PT defende regulação da mídia var cid= 3516; Tweet (function() { var s = document.createElement('SCRIPT'), s1 = document.getElementsByTagName('SCRIPT')[0]; s.type = 'text/javascript'; s.async = true; s.src = 'http://widgets.digg.com/buttons.js'; s1.parentNode.insertBefore(s, s1); })(); 0 comments Por Soraya Aggege, na CartaCapital: [...]
Regular a imprensa é o que falta para a consolidação da democracia. Tudo o que se pede é que a mídia seja responsável pelo que diz e sustente o que fala,bem como tenha que garantir em seu espaço direito para resposta em defesa do atingido pelos seus ataques. Toda a grande mídia contra alguém e este sem canal para se justificar é injusto e anti-democrático.
Graças a Veja muitas maracutaias do PT foram descobertas eis aí a razão pela qual o PT quer censurar a mídia. Golpista é este partido bandido que quer golpear a nossa frágil democracia. Esses petistas têm que saber que aqui não é a Venezuela de Chaves para se comunizar. Graças a Veja ainda muita corrupção virá a tona. Votei no PT durante 20 anos depois dessa vou fazer de tudo para que esse partido saia do poder, a petralhocracia tem que acabar.
[...] tomam o poder no PTDilma ataca ‘mitos’ da imprensaPT defende regulação da mídia brasileiraO jornalismo murdochianoO tom de um e dos outrosJosé Dirceu x [...]
SABE-SE QUE A IMPRENSA NÃO GOVERNA A COISA PÚBLICA. PONTO E BASTA. RUI MENEZES: O MESMO.
O controle da mídia é o primeiro passo de qualquer tiranete. O PT, defensor de terroristas como o Batisti e amigos de ditadores, mantém a coerência ao defender o controle da mídia. O PT é um câncer na política nacional.
[...] tomam o poder no PT Dilma ataca ‘mitos’ da imprensa PT defende regulação da mídia brasileira O jornalismo murdochiano O tom de um e dos outros José Dirceu x [...]
O PT quando não era governo acusava tudo e todos e não conseguia provar nada e agora que é governo quando acusado de roubo, corrupção, desvio de dinheiro público,…. não consegue provar a inocência, quer impedir que as informações cheguem à população.
Alguns setores da mídia se tornaram casos de polícia.É preciso sim algum controle sobre este tipo de midoa tendenciosa,partidária que para atingir seus desafetos rasga todos os manuais de boa conduta jornalistica,.
O PT faz muito bem.Depois da barbaridade que a Veja fez,o jornalixo precisa ser melhor contolado.Algumas revistas e Jornais acham que podem tudo.Ferem a honra das pessoas sem o menor constrangimento.Publicam qualquer lixo,praticam denuncismo irresponsável e os adversários da PIG que se defendam,messmo sem o menor indício de prova.
Esse golpismo barato do PT de controlar a mídia não vai vingar porque ainda nós temos algumas instituições fortes no país que não foram contaminadas pelo petismo tipo as foprças armadas, MPF e o judiciário. Tudo o que eu vejo é uma tentativa de Venezualizar o Brasil mas haverá resistência por certo setor da imprensa que é ainda séria.
[...] também:Dilma ataca ‘mitos’ da imprensaPT defende regulação da mídia brasileiraO jornalismo murdochianoO tom de um e dos outrosJosé Dirceu x Veja O debate foi acirrado no [...]
Vida Longa ao PT! Já estou na luta contra o PIG. Até que enfim o PT acordou que o PIG sempre será PIG, a História mostra que o PIG sempre foi GOLPISTA e subserviente a Tio Sam. Fora PIG!
A Dilma tem compromisso com a democracia, jamais permitirá que ninguém cerceie a liberdade de expressão, alcançada pelos brasileiros com grande sacrifício da geração da própria presidente. Deve-se fortalecer no Brasil a Justiça, o canal correto para que se corrija, na forma da lei, os excessos praticados pela mídia, bem como pelos políticos e partidos no Brasil.
Vamos aos fatos, segundo minha observação:
A revista Veja, por meio de seus funcionários cometeu um crime contra o José Dirceu. Como tem agido de maneira ilícita e anti-ética há muito tempo, caluniando, injuriando e difamando seus adversários e escondendo as notícias de corrupção e outros mal-feitos de seus aliados de extrema direita.
Em relação ao José Dirceu não existe nada, apenas invenção de uma mídia reacionária e sem ética, e invenção também de um procurador e um juiz do STF afoitos e sem muita técnica jurídica.
Em tempo: tenho minha consciência livre. Não tenho filiação a partido nenhum, estou apenas observando os fatos de forma honesta.
Na primeira foto, a presidenta,pensativa:”onde eu fui amarrar meu burro”.
OS QUE DEFENDEM A IMPRENSA LIVRE E ACUSAM O PT DE CENSURA, PRECISARIAM REFLETIR O SEGUINTE: OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TEM A FUNÇÃO DE MEIO (MEDIAR A COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE). POR SE CONSTITUIREM CONGLOMERADOS TOLERADOS NA ATUAL LEGISLAÇÃO, LIMITAM A CIRCULAÇÃO LIVRE DE IDEIAS, IMPOEM O TIPO DE MENSAGEM MAIS CONVENIENTTE E ESTABELECEM DESSA FORMA CENSURA ECONOMICA SOBRE OS QUE DIVERGEM DO MODELO DE MIDIA QUE DEIXOU DE SER MEIO, PARA APENAS SALVAGUARDAR SEUS PROPRIOS INTERESSES EMPRESARIAIS. PRECISAMOS DEMOCRATIZAR AS INFORMAÇÕES, AS OPINIOES, AS MANIFESTAÇÕES QUE EXPRESSAM A MULTIPLICIDADE SOCIAL E CULTURAL DO PAÍS.
ALEM DISSO, MEIO DE COMUNICAÇÃO TEM INTERESSE PÚBLICO, E COMO OUTROS SERVICOS PRECISA ESTAR SUJEITO A AVALIAÇÕES DA SOCIEDADE. PRECISAMOS PARAR DE ACEITAR A IDEIA DO “QUARTO PODER” IMUNE A REGULAMENTAÇÕES E AUTORIZADA A INVADIR PRIVACIDADES E PRODUZIR FATOS FALSOS SEM NENHUMA RESTRICAO OU PUNICAO.
Pessoal, eu só quero saber se com a ley de medios a Rede Globo vai se ferrar ou não vai acontecer nada??
[...] também: Dilma ataca ‘mitos’ da imprensa PT defende regulação da mídia brasileira O jornalismo murdochiano O tom de um e dos outros José Dirceu x Veja O debate foi acirrado no [...]
Ainda quero ver o companheiro Zé Dirceu presidente da república; aí essa corja da mídia e apoiadores, terão que engolir a seco. 2018 tá bem pertinho..
Acho engraçado algumas pessoas (e muitas delas postaram aqui seus comentários) atacarem esta proposta do PT. O que o PT propõe (e não é uma reivindicação apenas do PT, mas de muitos setores na sociedade) é novas regras para o setor que de fato democratize a imprensa.
Se a imprensa não está controlada pelo governo, ótimo, mas se está controlada por uma oligarquia, aí o pessoal acha que não tem problema, que não tem manipulação, que ela ouve a todos e “representa” a todos, que é “imparcial” e livre de qualquer interesse político. Não é bem assim. A imprensa está, obviamente muito ligada ao poder, quer esteja sob controle do estado ou não. Um cidadão que liga a TV ou compra um jornal muitas vezes está a milhares de km de Brasília. Se a imprensa disser que fulano fez isto ou aquilo isto é, muitas vezes, tratado como uma verdade absoluta. E enquanto o denuncismo é usado para atacar um político inimigo, a verdadeira corrupção segue sem ser apurada, ou apurada de forma seletiva.
O Brasil precisa de um projeto de democratização da imprensa. É inconcebível que meia dúzia de parasitas continuem a controlar os meios de (des)informação. Infelizmente. a grande mídia é parcial, entreguista, prconceituosa e rancorosa com os movimentos sociais e pasmem acreditam no Estado Mínimo. Representam oque há de mais atrasado no país, principalmente os coronéis high techs (ACM´s da vid por exemplo ) que controlam conglomerados de comunicação.
E por que parar somente na censura da imprensa?
Por que não resgatar o Doi Codi, a gestapo e o AI 5?
Roubar pode, pilhar o erário idem; Não pode é divulgar isso!!!!!
O PSDB esta querendo acabar com a LIBERDADE de EXPRESSÃO na INTERNET isso porque na INTERNET eles não tem o mesmo PODER que tem sobre a MIDIA e eles sabem que na internet ELS não contam co o ABAFA
Trabalhei no meio da GRANDE ,MÉDIA e PEQUENA MIDIA desde o ano de 1975 até 1990 e depois de 1997 até 2006 portanto posso afirmar que mais de 98 % da MIDIA DETESTAM o PT portanto o comportamento da MIDIA que hoje podemos com muta certeza denomina-la como PIG . Tambem durantes todos estes ANOS pude constatar que mais de 90 % dos EMPRESÁRIOS DETESTAM o PT e estes mesmos EMPRESÁRIOS são os que mantem esta MIDIA com seus ANUNCIOS PUBLICITÁRIOS , e aqui no ESP a classe EMPRESÁRIAL é ligadissima aos PSDBistas e DEM
Causa estranheza a aversão, raiva, ódio e desprezo pelo José Dirceu.
Até agora, pelo que sei, ninguém conseguiu (nem o G.A.F.E.) comprovar algum “malfeito”, como diz a presidenta, contra esse rapaz.
Por que será? Será porque o Zé Dirceu joga pesado contra seus adversários, respondendo ao jogo bruto dos mesmos? Será porque ele tem um bom nível de inteligência política e isso é um problema para seus adversários?
Eu, de minha parte, não morro de amores por ele, mas estranho tanta evidência negativa que dão a ele.
Neocomunismo-petismo é:
- Controle da imprensa:
- Desmonte das forças armadas:
- Proseletismo de Cuba e da esquerda marxista:
- Aparelhamento do estado;
- Aproximação político-econômico com a China;
- Desarmamento da população;
- Uso de plebiscitos;
- Taxação das grandes fortunas:
- Apoio às minorias para se ter crédito a elas depois, etc
Se o controle da mídia consistir em impedir conglomerados ou oligopólios, como aquele das organizações Globo, por exemplo, muito bem, a idéia é louvável e merece aplausos. Realmente, talvez seja mesmo excessivo o poder de grupos que são donos de vários jornais, vários ccanais de TV e rádio. Agora, se for para tentr restringir ou cercear qualquer manifestação de órgão da imprensa isso é inaceitável. A imprensa tem que ser COMPLETAMENTE LIVR, por mais marrom ou por mais besteira ou mentiras que escreva. As leis vigentes no Brasil já permitem que se cobre sanções criminais ou mesmo civis de órgãos da imprensa que caluniem alguém, por exemplo, não pode nem deve haver mais do que isso. Cada um leia o que quer e acredite no que quiser.
Quando se trata de honestidade o PT tem telhado de vidro. Quanto ao “controle social da mídia” isso tem outro nome: Censura.
Os petista têm aversão à imprensa livre… Quanto mais a imprensa livre denunciar os desmandos e a corrupção desta gente, maior será o grito pelo controle da mídia. Mas ainda há juízes no Brasil, esse golpe contra a democracia não vai prosperar. Queremos imprensa livre, livre e denunciadora de todo o mal feito, deste ou daquele grupo… Abaixo a censura. Viva a imprensa livre.
Sem o apoio de uns parasitas que sempre são governo (aqui caberia algumas legandas e muitos políticos para citar de exemplo) o governo do PT não conseguiria fazer mudanças que estão em andamento, e inclusive umas que já se tornaram realidade. Refiro-me a mudanças para o bem da humanidade. Mas é claro que seria ótimo que o congresso estivesse ocupado por pessoas éticas, de caráter, que estivessem lá para o bem comum… Infelizmente isso não acontece… Então, ou tornam-se maquiavélicos para alcançar um bem maior, ou afastam-se e continuam na luta contra os parasitas que molham suas contas com tanto dinheiro que a grande maioria da população não chegará a ter nem mesmo com o trabalho de uma vida toda. Quem está mais certo? Eu não sei. Vejo a busca de um país sem miséria, a melhoria na educação, a política exterior… Mas ainda vejo serviços públicos sulcateados, saúde na uti, deputados safados recebendo 26 mil (só de salário), gente entrando na política por dinheiro e poder. E aí?
Quando uma nacao e goverdada pelo interesse das grandes empresas e pela midia e’ chamado de facismo… acoderdem! A regulacao da midia e’ um ato que legitimiza a democracia.
Quem critica a regulacao da midia na AL prescisa acistir ao documentario Ao Sul da Fronteira, feito por Oliver Stones’s
Quer prova maior de golpes da imprensa? É só entender a jogatina que ela armou aproximando Aércio e FHC de Dilma e tentando separar Dilma de Lula e Zé Dirceu através de calúnias e farsa armada como fez a Veja e que se tornou caso de polícia.
Comecei a gostar de política desde os meus 16 anos, minha maior frustração foi a emenda dante de oliveira que estabelecia as eleições diretas não ter sido aprovada na camara, visto que a mobilização que houve nas ruas não entrou em sintonia com aqueles que estavam la para justamente para representar estas vozes. E qual não era minha frustração depois de voltar de um comicio gigante onde milhares de pessoas compartilhavam de um mesmo ideal, ir para um tele jornal e não ver a dimensão que tal ato teve. Desde então surgiram varios partidos varios lideres, mas nenhum partido como o PT e nenhum lider como Lula, que teve a sabedoria e a humildade de saber que um partido governa para todos não sómente para a maioria que o elegeu, por isso o PT fez tantas alianças. E estas alianças são importantes para o fortalecimento da democracia, e foram importantes para o desemvolvimento do nosso pais . Hoje não existem politicos bionicos vamos respeitar o voto de quem pensa diferente. Obrigado PT
É caso para dar gargalhadas ouvir alguém afirmar que os mesmos órgãos da imprensa que fizeram Lula e o PT, são os mesmos combatidos hoje. Essa imprensa golpista sempre acusou e atacou Lula e PT. Onde já se viu grandes empresas estar aliada a trabalhadores? Nem aos seus. Quem fez Lula foi o seu próprio caráter e o apoio da blogosfera.
Fabiano, apenas complementando, a sua retorica assemelha-se a retorica do Maluf, aquela do “rouba mas faz”.
Eu afirmo ainda que os louros e glorias do passado somente servem para decorar a estrada futura do fracasso. Se ele era etico um dia, deixou de ser ha muito tempo e assim deve resignadamente cumprir sua pena de banimento sem interferir nos processos politicos atuais, tal comportamento do don Dirceu somente denota o carater obscuro de sua atuacao politica no passado, presente e provavelmente do futuro. Um tigre nunca perde as listras.
Se no Brasil tivessemos uma statsi ou gestapo seu comandante seria don Dirceu Corleone.
Temos que vigiar para nunca termos!
Concordo com o PT, a mídia, diga-se PIG deturpa valores, esconde os apadrinhados e expõe os desafetos, até mesmo sem prova. E quando tem razão, faz um estardalhaço gratuito e absolutamente desnecessário. Só um controle, não censura, pode fazer com que estes senhores do quarto poder se limitem a levar a informação sem partidarismo.
NA VERDADE QUEM CONTROLA A MÍDIA NO BRASIL E FAZ TEMPO SÃO AS GRANDES FAMILIAS REGIONAIS E OUTROS GRUPOS FILIADOS A ELAS.
EXP – VENUS PALTINA E OUTRAS.
ISTO AINDA VAI DAR O QUE FALAR.
Fabiano, O dom Dirceu Corleone, pode fazer o que quiser no PT, o que e estranho e ele fazer o que quiser na esfera de governo, ele tem cassados os direitos politicos, e antietico e estranho ao estado democratico de direito, portanto um comportamento preocupante e temos como cidadaos todo o direito e dever de tomar conhecimento das acoes de alguem que foi cassado.
Com grande poder vem grande responsabilidade. Passou da hora já para o Brasil criar mecanismos regulatorios de midia, como, diga-se de passagem, existem na maior parte do mundo civilizado, para frear os irresponsaveis e picaretas que controlam o quarto poder tupiniquim. Até quando o governo vai cruzar os braços e ver grande parte da população ser idiotizada pela Globo, Record, Band, Abril, Grupo Folha, RBS, etc etc etc…
A ditadura do PT está apenas começando, aparelhamento do estado, controle da mídia, desmantelamento das forças armadas, apoio dos sindicatos, apoio das minorias, etc. Tudo isso já está acontecendo e existe um franco processo de se implantar um socialismo a la PT neste país, só idiota é que não vê essa intenção a ser implantada.
OLÁ. O PARTIDO DOS TRABALHADORES NÃO REPRESENTA DE FATO E DE DIREITO A VOZ DA POPULAÇÃO DO BRASIL. SÃO 190 MILHÕES DE HABITANTES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. NÃO É POSSÍVVEL QUE O LULA E A DILMA E TAMBÉM OS OUTROS PARTIDOS CONTINUEM A GAGUEJAR EM PRAÇA PÚBLICA E/OU NO CONGRESSO, NO SENADO E NAS CÃMARAS MUNICIPAIS O QUE TODO MUNDO JÁ SABE: O PAÍS ESTA SENDO ROUBADO E OS LADRÕES NÃO SÃO ESTRANGEIROS. O CRIME É DE COLARINHO BRANCO, LOGO: A TINTA É O SANGUE E O PAPEL É O CORPO DE CADA BRASILEIRO.
RUI MENEZES: O MESMO.
Esta proposta do PT de regular a mídia é simplesmente, a versão STALINISTA da CENSURA. Porra, esses caras continuam com essa discussão absurda que tem que democratizar os meios de comunicação, do jeito deles. Democracia pro PT, é falar bem do seus governos e politicos. Lula é um pé no saco com seu discurso chato sobre a midia. Os caras querem a democracia a la Hugo Chaves e companhia. Financiem novos órgãos de comunicação para falar bem e ocultar as maselas do governo. Democratizar a midia, é abrir novos espaços e novos veículos de comunicação; e não fechar o que já foi construido ao longo do tempo. Mas os verdadeiros representantes da nação, no Congresso não vai compactuar com esta proposta Stalinista.
Agora sim o PT entendeu amensagem da população Brasileira, por que a midia atual do Pais não representa a vontade popular que é a do respeito a sua nação e seu governo, a midia não deve ser concentrada apenas nas mãos de alguns ricaços mais deve se pluralizar entre todas as classes sociais.
Faltou diz,a mídia precisa ser regulada, sim, senhor. Tentam passar para a população a idéia de que isso é censura e não é. Na Inglaterra, a mídia é regulada e por isso, vários executivos que trabalhavam para Murdoch estão em cana. Na Argentina, a presidenta Cristina “botou para quebrar”. Ali, um mesmo grupo de mídia não pode ser dono, ao mesmo tempo, de TV aberta, 200 canais de TV a cabo, rádio, internet, jornal etc etc etc. É muito poder para um proprietário só. Tem que haver democracia, pluralidade. Isso não tem nada a ver com censura, como alguns barões da mídia querem que as pessoas acreditem.
Veja colocou Zé Dirceu como bandido na capa. Mas quem acusa tem que provar. O que vi na revista foi um texto pífio sem nenhuma prova. Zé Dirceu tem o direito de se encontrar com quem quiser. Ele foi parte da história do PT e tem amigos ali, inclusive no Poder. Ele é um ex-ministro de estado, não um bandido, e no processo contra ele, se prevalescer a Justiça, vai provar sua inocência. E aí, como ficarão aqueles que o acusaram? Em tempo, na Assembléia Legislativa de SP há dezenas de pedidos de CPIs paradas contra atos de governos tucanos do Estado. Como a mídia paulista não publica essas coisas (por que será? Será que a mídia tem negócios com os governos tucanos de SP?), nada acontece.
É O BRASIL TENTANDO SE IGUALAR COM DUAS REPUBLIQUETAS, NOSSAS VIZINHAS UMA COMEÇA COM B A OUTRA COM V. ASSIM ISTO AQUI VAI DE MAL A PIOR.
e so ver os aliados do pt de hoje , sarney , collor, juca estes citados eram adversarios ferrenhos do pt , e hoje ?????????
o pt nao tem moral para propor nada! pois nao podemos confiar no que eles dizem. e so ver os ojetivos do partido quando foi fundado e ver no que ele se transformou,
A base de apoio ao governo federal no Congresso deve iniciar o processo de criação de uma Lei da Mídia,IMEDIATAMENTE. É hora de dar um BASTA a essa mídia cororativa que tanto mal já fez ao Brasil: empurrou Vargas para o suicídio, promoveu o Golpe de 1964, promoveu a eleição de Collor ao editorar o debate deste com Lula etc., etc. A ação delituosa que sofreu José Dirceu merece todo o repúdio da sociedade. A forças da direita parecem temer a capacidade articuladora de Dirceu. Aliás, Dirceu tem o direito e deve continuar a ajudar na estratégia e na articulação do PT. Lembremos que embora possa ter cometido erros´(somente não os cometem, quem nada faz)Dirceu enfrentou a ditadura, enquanto certos grupos da mídia apoiaram-na e enriqueceram com ela.
[...] PT defende a regulação da mídiaDilma ataca ‘mitos’ da imprensaO jornalismo murdochianoO tom de um e dos outrosJosé Dirceu x Veja [...]
É a ditadura vindo a galope, quem viver verá ! Começa assim, vamos regulamentar isso ou aquilo, depois aperta um pouco mais, quando todos estiverem dominados, bem, a festa estará completa.Se com a imprensa aparentemente livre as negociatas estão a todo vapor ( Palocci / Transportes / Mensalão / etc. ), imagina quando a midia estiver controlada ?
Maria Jose – financiamento público sempre existiu. Podes crer, ele é muito mais, ou tão sujo quanto o privado. Note – venda de estatais, mensalão e uso da intensivo da máquina governamental como no caso da última eleição. Isso é financiamento público e da pior qualidade. Outra coisa, você acha que o financiamento privado deixará de existir com esses políticos corruptos que temos?
Quem atrapalha o país são José Sarney, Renan Calheiros, Romero Jucá e Delúbio Soares, Zé Dirceu e não a imprensa. Mas o PT não vê dessa forma. Na visão do partido a imprensa deveria ser proibida a se manifestar a menos que fosse tecer glórias aos políticos do governo. Eu ví a fundação do PT e creia, os mesmos órgão da imprensa que fizeram o Lula e o partido (ilustres desconhecidos fora do ABC paulista), são os mesmos combatidos hoje. Alimente cobra e será picado por ela.
Não podemos permitir que continue esta concentração na mídia,
nem esta manipulação escancarada que deixa a realidade de lado,
e transforma tudo em factoides.
Chega das manipulações do PIG.
Pela liberdade de imprensa,
por uma imprensa comprometida com a legalidade,
com a constituição e não com interesses escusos de grandes empresários.
Pela regulação da mídia e da profissão do jornalista.
100% de apoio a resolução do PT.
Antes que me esqueça, DIGA NÃO AO PROJETO DO PSDB – AZEREDO – QUE QUER ACABAR COM A LIBERDADE NA INTERNET.
Mais uma vez o PSDB esta contra o povo e a favor dos grandes empresários,
a favor da concentração e da manipulação da informação.
[...] PT defende a regulação da mídia Dilma ataca ‘mitos’ da imprensa O jornalismo murdochiano O tom de um e dos outros José Dirceu x Veja [...]
que tal incluir, no regulamento da imprensa escrita, palavras simiescas como massivo, mídia, regulação…
PT perdeu o bonde da História e quer armar a oposição. Não é a mídia que precisa ser regulada, mas a Constituição Federal em vigor que precisa ser regulamentada. A mídia precisa é de competição. O uso de recursos públicos em propaganda pode e deve ser, por Lei, pulverizado de maneira a fomentar a competição entre os veículos de infomação e a criação de novos canais. Qualquer coisa que cheire a censura só vai causar indgnação e reação irracional dos jornalistas e barões da mídia.
A veja , pra variar já manipulou esta noticia , e deu entender na sua materia algo totalmente contrario do que se esta sendo proposto , falar que nos EUA , que eles tanto idolatrama já existe essa mesma lei ha mais de 100 anos , eles não falam , regulamentação já
Eu gosto de saber das notícias, seja política, econômica, social, esportivo, entretanto, gosto de ler o ponto e o contraponto para tirar a minha conclusão. Mas o que se ler atualmente é só o ponto. É uma verdadeira imposição de opinião. Querem empurrar suas idéias de goela abaixo, como se fôssemos uns reles Homer Simpsons. Isso acontece, principalmente em função da concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos proprietários. É preciso sim, democratizar os meios de comunicação neste país, bem como, garantir o financiamento de campanhas com recursos públicos, pois financiamento com recursos privados é a raíz da corrupção. O interessante é que, nem o PSDB, DEM e o PPS querem romper esta prática. Não sou filiada a partido algum, mais apoio integralmente estas iniciativas do PT.
Alguns leitores aqui parecem que ainda nao perceberam que a Globo oPTou!
Como podem falar em grupo unico se uma apenas uma midia tem coragem de dizer o que esta mafia do Don Dirceu Corleone estao fazendo em Brasilia.
A visao unica hoje no Brasil e a do PT e sua Statsi.
O que estao buscando e o controle da Veja, para poderem continuar fazendo o que bem sabem fazer, aparelhar o estado, corromper e matar.
[...] também: PT defende regulação da mídia brasileira O jornalismo murdochiano O tom de um e dos outros José Dirceu x [...]
É preciso mesmo impor freios a este jornalixo que ve por aí e que faz de tudo para vender.Atacar pessoas e partidos com denuncismo irresponsavel,impoor mentiras para vender,não pode mais.É PRECISO FAZER UMA FAXINA NESTE JORNALIXO QUE ALGUMAS REVISTAS E JORNAIS PRODUZEM DIÁRIAMENTE.
É tempo de se levantar um Conselho Nacional de Comunicação que realmente regule as atividades da mídia; chega de um discurso ideológico de que o governo quer trazer de volta a censura aos meios de comunicação, quando na verdade já existe uma “censura” imposta pela elite que domina essas mídias, mostrando apenas aquilo que querem que vejamos e ouçamos. Dizer que há plena democracia na mídia é uma falacia.
O conteúdo midiático precisa sim, de perto, ser regulado pelas autoridades, pelos profissionais éticos deste país.
Tudo muito bonito, atual, moderno. Mas, pergunto: é o PT, na sua versão atual, que vai propor o projeto de lei e levá-lo ao Congresso? ou a iniciativa deve ser do Governo, no caso o executivo que, apenas neste momento e coincidentemente, é do PT? Proposições advindas de Congressos e similares são sempre “apaixonadas”, é bom que se frise.
Não que o Brasil não mereça e a curtíssimo prazo, uma midia devidamente regulamentada, como acontece nos países do primeiro mundo. Do jeito que as coisas andam aqui, abaixo do equador, com a midia oficial praticando o terrorismo como forma de atrair leitores, a regulamentação é absolutamente necessária. A meu ver não pode é sair como produto de um Congresso, parece-me apenas oportunismo
Grandes grupos economicos com interesses politicos, fazem o poder politico refem dessas midias. No entsnto, esses mesmos grupos,vao dizer que querem colocar uma mordaca na imprensa, principalmente globo e grupo abril,o totalitarismo da tv e imprensa brasileira, torna-se o maior retrocesso para a democracia. ‘E preciso fazer uma publicidade forte a fim de conscientizar a populacao, espero que aja uma regulamentacao, e que esses politiocos nao se vendam aos interesses de uma minoria que tenta monopolizar a inflrmacao no Pais, espero que CARTA CAPITAL coopere para isso aconteca, imprensa seria e etica nao teme regulamentacao.
É compreensível a reação do PT diante do fato que ocorre. A última edição da Veja foi implacável nos ataques à José Dirceu. Comportam-se de maneira parcial e se fazem de ingênuos. Como se na direita não houvesse estadistas. Incutiram-lhe o papel de chefão que age sem escrúpulos, pois até um corredor inteiro de hotel ele tem a capacidade de tomar para si. Estão procurando minar o fortalecimento do governo tentando impedir o Dirceu de agir. Ele é respeitado pela direita. Estão é com medo!
Agora, é importante apreciar bem as propostas de controle midíatico. Já que com isso alguns podem abusar e decidir censurar impedindo a liberdade de expressão. Aí ficaria ruim para todos nós!
gente , mas convenhamos jornalista não faz o que quer
Podia aproveitar que estão todos reunidos, cercar a área e inaugurar um novo Awschwitz.
27.04.2012
Regras claras e fiscalização eficiente são um empecilho à atuação do setor privado ou um atrativo para investidores, além de garantir a segurança dos consumidores? É o que este seminário da série Diálogos Capitais irá mostrar.
Propriedades que mantêm trabalho escravo serão desapropriadas; Frente Parlamentar da Agropecuária foi contra o projeto por entender que há distorções
Bicheiro diz ter “muito a dizer”, mas que só falará futuramente. Sua defesa, comandada pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, vai tentar anular as investigações
O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que mostra adorar transações imobiliárias, entrou em acordo com a BR Petrobras [...]
A democracia, no Brasil, reclama a igualdade em sentido amplo, e particularmente entre negros e o restante da sociedade
Enquete
