Você está aqui: Página Inicial / Política / Confira as pesquisas de intenção de voto para o Rio, BH, Porto Alegre e Recife

Política

Eleições 2012

Confira as pesquisas de intenção de voto para o Rio, BH, Porto Alegre e Recife

por Redação Carta Capital — publicado 12/09/2012 10h44, última modificação 06/06/2015 18h28
Datafolha aponta vitória de Paes (RJ) e Lacerda (BH) no 1º turno; Geraldo Júlio (Recife) e José Fortunati (Porto Alegre) se consolidam na liderança

Além da , o Instituto Datafolha divulgou nesta terça-feira 12 a pesquisa de intenção de voto também para Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Entre essas, as novidades são o distanciamento do candidato José Fortunati (PDT) na liderança da capital gaúcha, e a queda abrupta de Humberto Costa (PT) em Recife -- ele já havia perdido a liderança para Geraldo Júlio (PSB), que está consolidado na liderança, em agosto.

Confira as pesquisas nas principais capitais do País.

---------------

Rio de Janeiro: Freixo cresce, mas Paes segue tranquilo na liderança

O atual prefeito Eduardo Paes (PSDB) segue confortável na primeira colocação, apesar da ascensão de Marcelo Freixo (PSOL). Se o pleito fosse hoje, Paes seria reeleito no 1º turno.

Eduardo Paes (PMDB) - 54%
Marcelo Freixo (PSOL) - 18%
Rodrigo Maia (DEM) - 4%
Otavio Leite (PSDB) - 3%
Aspásia Camargo (PV) - 2%
Cyro Garcia (PSTU) - 1%

Votos brancos e nulos somam 9%, e indecisos, 8%. O Datafolha ouviu 1086 eleitores cariocas entre 10 e 11 de setembro.

Rodrigo Maia (DEM) tem o maior índice de rejeição entre os candidatos: 42% disseram não votar no demista de modo algum.  Paes tem 16% de rejeição, e Freixo, 10%.

---------------

Belo Horizonte: Lacerda amplia vantagem sobre Patrus

O atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) ampliou para 18 pontos a vantagem sobre o rival Patrus Ananias (PT) na disputa pela prefeitura da capital mineira. Lacerda agora tem 49% contra 31% do petista. No lavantamento anterior, no fim de agosto, a diferença era de 16%. Se a eleição fosse hoje, ele seria reeleito no 1º turno.

Marcio Lacerda (PSB) - 49%
Patrus Ananias (PT) - 31%
Vanessa Portugal (PSTU) - 2%
Alfredo Flister (PHS) - 1%
Maria da Consolação (PSOL) - 1%
Tadeu Martins (PPL) - 1%

O petista tem ainda um índice de rejeição um pouco maior que o psbista, aliado de Aécio Neves (PSDB): 20% dos eleitores declararam não votar no petista de modo algum, contra 19% de Lacerda.

O Datafolha ouviu 948 eleitores entre 10 e 11 de setembro. A pesquis foi  registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas sob o  número MG-00393/2012.

---------------

Porto Alegre: Fortunati abre 11 pontos sobre Manuela

Após o empate técnico entre os dois líderes na pesquisa do fim de agosto, o atual prefeito José Fortunati (PDT) se distancia de Manuela D´Ávila (PCdoB) no levantamento feito entre 10 e 11 de agosto:

José Fortunati (PDT) - 41%
Manuela D´Ávila (PCdoB) - 30%
Adão Villaverde (PT) - 7%
Roberto Robaina (PSOL) - 1%
Wambert di Lorenzo (PSDB) - 1%

Manuela D´Ávila ainda é a candidata com maior rejeição entre os candidatos: 19% dos entrevistados disseram não votar na comunista de modo algum. Na sequência, vêm Villaverde (18%), Di Lorenzo (16%) e, por último, Fortunati (12%).

O Datafolha ouviu 959 eleitores. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-00136/2012.

---------------

Recife: Geraldo Júlio se consolida como líder; Costa cai ainda mais

O levantamento Datafolha para a eleição na capital pernambucana aponta a consolidação do canditato Geraldo Júlio (PSB), que tem o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), na liderança. Humberto Costa (PT) segue caindo. O tucano Daniel Coelho (PSDB), terceiro colocado, segue em ascensão.

Geraldo Julio (PSB) - 34%
Humberto Costa (PT) - 23%
Daniel Coelho (PSDB) - 19%
Mendonça Filho (DEM) - 8%
Edna Costa (PPL) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%

Costa também é o candidato mais rejeitado: 38% dos entrevistados disseram não votar no petista de jeito algum. Mendonça Filho é o segundo mais rejeitado, com 36%. Na sequência, vêm Daniel Coelho (18%) e Geraldo Julio (17%).

O Datafolha ouviu 959 eleitores em Recife, nos dias 10 e 11 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco com o número PE 00106/2012.

registrado em: ,