Você está aqui: Página Inicial / Política / CartaCapital Coleções - Lava Jato

Política

Especial

CartaCapital Coleções - Lava Jato

por Redação — publicado 29/09/2016 17h45, última modificação 24/10/2016 15h35
Operação Lava Jato – Os acertos, os erros e as disputas políticas que movem a maior investigação da história do Brasil
Imagem

CartaCapital lança mais uma coleção em formato digital com os melhores artigos e reportagens publicados pela revista, agora sobre a Operação Lava Jato.

Herói para alguns, capitão do mato das elites para outros, o juiz Sergio Moro é a persona política mais emblemática do Brasil contemporâneo. À frente da Operação Lava Jato, o magistrado curitibano comanda a maior devassa do submundo no qual habita o poder real, aquelas esquinas escuras onde interesses públicos e privados se confundem e onde homens eleitos para representar a maioria vendem a granel suas consciências ao empresário com a melhor oferta.

Dois anos depois do início das investigações, dezenas de empreiteiros, doleiros, lobistas e políticos estão atrás das grades, em uma velocidade incomum para a morosa Justiça brasileira. E os cidadãos tiveram conhecimento de um obsceno e amplo sistema de propina, vantagens e negociatas que sugaram recursos do Estado em proveito de uma minoria. Por causa desses feitos, vários inéditos, Moro tornou-se uma celebridade, aplaudido em restaurantes e aeroportos.

Como seu antecessor nesse panteão (ministro Joaquim Barbosa), Moro aparece, frequentemente, na lista de presidenciáveis. Era tudo o que queriam os brasileiros, certo? Não exatamente, revela o conjunto de textos publicados por CartaCapital a partir de 2014 e reunidos nos dois volumes desta coleção. As arbitrariedades e o facciosismo de Moro e da força-tarefa de procuradores e policiais federais em boa medida retiram os méritos da exposição pública do esquema erroneamente chamado de Petrolão. Quanto mais avançam as apurações, mais claras ficam as opções políticas e as preferências pessoais de quem tem o poder de prender e condenar. Sobram indícios, provas até, de que o objetivo não é combater o crime, doa a quem doer, mas desequilibrar o jogo eleitoral em favor de determinado grupo.

As reportagens, análises e entrevistas reunidas por CartaCapital nesses dois volumes servem de guia para aqueles interessados em desvendar os interesses, explícitos e recônditos, por trás de cada ação de Moro e sua trupe.

Baixe gratuitamente o aplicativo CartaCapital no seu tablet ou celular com os sistemas iOS ou Android para adquirir o VOLUME 1 (já disponível) e o VOLUME 2 (lançamento dia 3 de novembro). 

Clique aqui e saiba mais sobre a coleção anterior.