Política

CartaCapital Coleções

CartaCapital reúne em formato digital os melhores artigos e reportagens publicados pela revista sobre temas importantes

Apoie Siga-nos no

A era Dilma, da primeira eleição ao impeachment, é o primeiro tema de CartaCapital Coleções. Esta seleção de artigos e reportagens dos últimos cinco anos e meio foi dividida em três partes, três momentos distintos da trajetória da primeira mulher a assumir o principal posto da República.

O primeiro volume cobre, digamos, o período áureo, da eleição consagradora em 2010, reafirmação de um projeto vitorioso que levou o antecessor, Lula, a se tornar o mais popular presidente da história, com mais de 80% de aprovação, à tentativa de Dilma Rousseff de descolar-se do “criador” e encontrar um modo próprio de governar. Desta opção derivou inicialmente um apoio amplo da sociedade, especialmente da classe média, que não nutria pela presidenta o mesmo ódio classista alimentado contra o operário. Dilma armou-se da bandeira da “faxina ética”, cara a uma parcela da opinião pública, sem perceber os desdobramentos futuros. Mesmo na melhor fase de seu governo, como as reportagens reunidas demonstram, gestava-se o ovo da serpente que levaria a seu afastamento.

O Brasil cai na real. Assim podemos resumir o segundo volume. A crise mundial se aprofunda e atinge os países emergentes. Os remediados das classes C e D que experimentaram uma melhora de vida sob os governos petistas reivindicam mais: serviços públicos de qualidade, novas oportunidades de ascensão. Explodem as manifestações de 2013 e o otimismo talvez exagerado cede lugar a um pessimismo igualmente sem fundamento. Dilma não consegue dar respostas adequadas às demandas, responde de maneira errada à crise econômica. E na quadra mais acirrada da campanha eleitoral, explode a Operação Lava Jato. Aos trancos e barrancos, a presidenta consegue se reeleger, mas o processo eleitoral provoca um racha sem precedentes na sociedade e na opinião pública…

… Cujos resultados assistiremos a partir de 2015. Ou melhor, a partir do dia seguinte do segundo turno das eleições presidenciais de 2014. O terceiro volume é uma compilação da fase mais aguda da crise política, potencializada pelas constantes revelações do escândalo de corrupção na Petrobrás. Os textos não deixam dúvidas: o governo acumulou erros grosseiros, amadores, mas a oposição e uma parcela significativa do empresariado decidiu boicotar o segundo mandato de Dilma Rousseff. É um relato minucioso do complô que envolveu diferentes atores para retirar uma mandatária legitimamente eleita pelo voto popular. Este último volume se encerra com o afastamento da petista da presidência da República. Quanto à crise política, econômica e moral do Brasil, infelizmente o desfecho está longe do fim. Ou mesmo de seu ponto mais crítico.

 

Volume 1
A eleição, a lua-de-mel com o eleitorado e os primeiros sinais da crise (2010 a 2012)

Volume 2
O Brasil cai na real: o otimismo dá lugar aos protestos e ao pessimismo (2013 a 2014)

Volume 3
Da reeleição ao impeachment (2014 a 2015)

Baixe gratuitamente o aplicativo CartaCapital no seu tablet ou celular com sistema iOS ou Android para adquirir os três volumes.

Fique atento ao nosso site e redes sociais para as novidades sobre as próximas coleções.                     

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo