Você está aqui: Página Inicial / Política / Candidato de Alckmin e Eduardo Campos é favorito pra vencer em Campinas

Política

Ibope - Campinas

Candidato de Alckmin e Eduardo Campos é favorito pra vencer em Campinas

por Redação Carta Capital — publicado 27/10/2012 19h32, última modificação 27/10/2012 20h02
Jonas Donizette tem 59% das preferências, contra 41% do candidato apoiado por Lula e Dilma

Durante a campanha eleitoral, Campinas, a maior cidade do interior paulista, se transformou num verdadeiro palco de ensaio sobre o peso das lideranças nacionais para 2014.

De um lado, o candidato ungido pelo PT, o economista e ex-presidente do Ipea Marcio Pochmann, espécie de representante da tese da “novidade” introduzida pelo partido também na disputa em São Paulo. De outro, Jonas Donizette, candidato do PSB que contou ao longo da campanha com o engajamento dos padrinhos Geraldo Alckmin (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). E, se confirmada a projeção apontada neste sábado 27 pelo Ibope, os governadores de São Paulo e Pernambuco devem levar a vantagem sobre a presidenta Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, padrinhos de Pachmann em Campinas.

Na véspera da eleição, Jonas Donizette aparece com 59% das preferências dos eleitores quando considerados apenas os votos válidos (sem contar brancos e nulos). Pochmann soma 41%. A vantagem, agora de 18 pontos, é bem maior do que a apurada na pesquisa de 23 de outubro, quando Donizette apareceu com 45% das intenções de voto e Pochmann, com 37% (distância, portanto, de oito pontos).

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Em Campinas, apenas 6% dos eleitores ainda se dizem indecisos. Os votos nulos e brancos somam 11%.

O instituto realizou o levantamento entre quinta-feira 25 a sábado 27 e ouviu 756 pessoas. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número SP-01927/2012.

registrado em: ,