Você está aqui: Página Inicial / Política / Blog do Planalto é invadido

Política

Hacker beleza

Blog do Planalto é invadido

por Redação Carta Capital — publicado 13/10/2011 11h20, última modificação 14/10/2011 11h29
Tuiteiro reivindica ataque, em que pede Ficha Limpa e voto aberto no Congresso. Faltou acertar o alvo do revide

Enquanto, nas ruas, milhares de pessoas se reuniam em diversas capitais do País para protestar contra a corrupção, o blog do Palácio do Planalto, mantido pela Secretaria de Comunicação da Presidência, foi alvo de um hacker que encontrou um meio curioso de exprimir sua indignação com o estado das coisas.

O atentado foi reivindicado por um usuário do Twitter autodenominado DonR4UL, em referência (confirmada pela foto) ao cantor e compositor Raul Seixas, morto em 1989. O “hacker beleza”, como se denomina, fez o estrago e anunciou o feito em sua conta no microblog. Entre as mensagens como “http://blog.planalto.gov.br é do povo!”, DonR4UL intercalava mensagens escritas pelo ídolo, como o trecho da música “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor”, feita em parceria com o escritor Paulo Coelho: “Eu que sou vivo pra cachorro No que eu estou longe eu tô perto Se eu não estiver com Deus, meu filho Eu estou sempre aqui com o olho aberto”.

E deixava claro que o PT, partido da presidenta Dilma Rousseff, não era sua legenda favorita: “FIM DA #CORRUPTOLÂNDIA”.

O suposto hacker é seguido por 150 pessoas e segue apenas um usuário, identificado como José Eustáquio Manso, um “produtor cultural, fotógrafo, professor - sniff! (sic)”.

Quem entrasse no blog do Planalto de madrugada veria postada uma imagem de um dos protestos contra a corrupção em Brasília. Tudo para dar o recado: “Político deve ser íntegro, incorruptível! Ficha Limpa Já! Voto aberto no Congresso!”.

Para quem se diz inspirado no compositor baiano, que certa vez jurou que não poderia ficar parado por ter tanto para conquistar, o hacker até parece bem intencionado. Faltou quem lhe explicasse, porém, que o revide tinha outro endereço: quem barrou a aplicação imediata da Ficha Limpa foi a Justiça e quem vota no Congresso são os deputados e senadores – que, diga-se ficam em outro endereço (físico e eletrônico) na capital.

Investigação

No mesmo dia, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) informou que investiga, desde o início da manhã, o que pode ter ocasionado a invasão. Os invasores postaram na página uma foto em que manifestantes aparecem com vassouras simbolicamente varrendo a corrupção. Publicaram também frases em defesa da Lei da Ficha Limpa e do voto aberto no Congresso.

“[A Dataprev] trabalha desde o início da manhã na análise do incidente, por meio do rastreamento dos servidores que mantêm o Blog do Planalto, para verificar as causas da ocorrência", divulgou em nota.

A invasão ocorreu entre 1h30 e 5h, e a página foi retirada do ar. O acesso foi restabelecido pouco antes das 9h, de acordo com a Dataprev, empresa que hospeda o blog. A assessoria do Palácio do Planalto informou que os dados e as informações do blog foram preservados.

*Com informações da Agência Brasil

registrado em: