Você está aqui: Página Inicial / Política / Antonio Anastasia lidera em Minas Gerais

Política

Eleições 2010

Antonio Anastasia lidera em Minas Gerais

por Redação Carta Capital — publicado 14/09/2010 17h05, última modificação 14/09/2010 17h05
Tucano dispara na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo e aparece 9 ponto à frente de Hélio Costa

Tucano dispara na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo e aparece 9 pontos à frente de Hélio Costa

Pela primeira vez, o tucano Antonio Anastasia está na frente, acima da margem de erro, na corrida pelo governo de Minas Gerais. Até então, o líder era Hélio Costa (PMDB) - candidato do presidente Lula -, que não conseguiu manter a vantagem em relação ao concorrente da situação mineira. Anastasia vem subido nas pesquisas graças ao apoio do ex-governador e pleiteante ao Senado Aécio Neves.

Na pesquisa divulgada pelo Ibope/Estado/TV Globo, Anastasia aparece com 41% das intenções de voto, seis pontos a mais do que na amostra anterior, em que estava empatado com Costa. O adversário, por sua vez, oscilou um ponto e caiu de 33% para 32%. Com 54% dos votos válidos, o tucano levaria a disputa no primeiro turno.

Na corrida pelo Senado, a situação continua a mesma, com Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) liderando com folga, 67% e 41%, respectivamente. Contudo, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) subiu 7 pontos em um mês e alcançou 28% das intenções de voto, incomodando a candidatura do ex-presidente da República.

Aparentemente, Aécio conseguiu finalmente transmitir os seus votos para o colega Anastasia, colocando o seu prestígio no Estado acima da reputação do presidente Lula. Contudo, na hora de alavancar a candidatura do parceiro paulista José Serra no pleito nacional, o sucesso não tem sido o mesmo e Dilma Rousseff ainda lidera no estado. Muitos dos pesquisados que alegam votar em Anastasia também dedicam o seu apoio a Dilma, fenômeno denominado “dilmasia” pelos especialistas. Para quem tentou mudar de sigla e migrar para o PMDB a fim de disputar as eleições deste ano na situação nacional, quem sabe Aécio não esteja tão triste assim.

registrado em: