Você está aqui: Página Inicial / Política / Aécio de casa nova

Política

Eleições 2010

Aécio de casa nova

por Celso Marcondes — publicado 23/02/2010 19h15, última modificação 18/08/2010 19h17
Imune às pressões para assumir a candidatura à vice-presidência da República, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, prepara a festa.

Imune às pressões para assumir a candidatura à vice-presidência da República, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, prepara a festa. Uma de suas maiores obras começou a ser entregue nesta segunda-feira (22), quando quatro órgãos do estado começaram a funcionar nos prédios da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves – uma homenagem ao avô - que será inaugurada oficialmente no próximo dia 4 de março.

Já foram transferidas as secretarias de Planejamento e de Governo, o Gabinete Militar e o núcleo do Programa Estado para Resultados, com um total, de 1,8 mil servidores, que já têm à disposição um restaurante e as novas linhas de ônibus, interligadas ao metrô. Eles tiveram que driblar os transtornos causados pela greve dos serviços de transporte coletivo, deflagrada na cidade nesta segunda-feira

Localizada no bairro Serra Verde, na região Norte de Belo Horizonte, a nova sede do governo mineiro deverá ser inaugurada com pompa e circunstância e pretende ser um marco do chamado “choque de gestão”, característico do programa do governador.

Estarão reunidos os 43 órgãos e secretarias que hoje estão dispersos em 53 pontos distintos da cidade, o que deve possibilitar uma economia de tempo muito grande para servidores, visitantes e usuários dos serviços públicos. Pelo cronograma apresentado, até final de outubro todo o processo de transferência estará cumprido.

Os prédios que serão desocupados passam agora por um processo de avaliação, para que sejam definidos seus valores e destinos. Parte considerável deles é alugada, todos serão devolvidos para seus proprietários.

Os prédios históricos da Praça da Liberdade que abrigam parte destes órgãos vão ser convertidos num dos mais importantes centros culturais do País, com teatros, cinemas, cafés e áreas de convivência abertas ao público.

Próxima ao aeroporto de Confins, o projeto da Cidade Administrativa é ousado, pretende, a partir da sede do governo, criar um novo pólo de desenvolvimento regional, atraindo investimentos de diversos setores econômicos, sobretudo aqueles com alguma relação com a atividade aeroportuária. A possibilidade de expansão, segundo o governo mineiro, é garantida, pois os terrenos do entorno não teriam problemas para eventuais desapropriações.

Oscar Niemeyer projetou três edifícios para a nova sede, sendo que o Palácio Governamental terá o maior vão livre em concreto armado suspenso do mundo, com 147 metros de comprimento por 26 de largura.

Um homem, uma mesa

Renata Vilhena, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, em entrevista ao Minas on-line, destacou como ponto muito importante da mudança o avanço na estrutura de tecnologia da nova sede:

“Nós temos um levantamento que cerca de 40 a 50% dos servidores não tinham acesso à internet. Então, aqui na Cidade Administrativa, todos os servidores terão a sua estação de trabalho própria, o seu computador, acesso à internet de forma individualizada (...), acabou aquilo que existia anteriormente de servidor ter que dividir mesa, ter que dividir computador”, ela destacou.

À festa de inauguração, que vai mobilizar a cidade, devem estar presentes o presidente Lula, diversos governadores e o arquiteto Oscar Niemeyer. A data, não por acaso, coincide com a do nascimento do ex-presidente Tancredo Neves, que completaria 100 anos dia 4 próximo.

Para Aécio, a obra marcará um “reinício da cidade de Belo Horizonte”. Ele relembrou, em recente coletiva à imprensa, que desde os meados do século passado - quando o governo Juscelino Kubitschek entregou as obras do complexo da Pampulha – a cidade não recebe nenhuma intervenção urbanística significativa.

O curioso é notar que o governador deverá despachar na nova sede apenas por 27 dias, pois deverá se licenciar do cargo em 31 de março para concorrer – pelo menos por enquanto – ao Senado Federal.

Se quiser saber mais, acesse: http://www.cidadeadministrativa.mg.gov.br/index.php

registrado em: