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Roberto Setubal: Filho de peixe

por Redação — publicado 26/10/2015 08h43, última modificação 26/10/2015 11h33
Ao incorporar as lições do pai, Olavo, conduziu o Itaú Unibanco a um novo patamar de excelência
Wanezza Soares
Roberto-Setubal

Setubal hoje está diante do processo de sucessão na instituição

Selo-As-Mais-AdmiradasEngenheiro formado pela Escola Politécnica da USP, Roberto Setubal começou no Itaú Unibanco em 1979. Aprendeu com seu pai, Olavo, que desde a década de 1950 liderava o banco e imprimia à organização rumos essenciais à sua transformação futura em uma potência financeira.

A cultura da empresa estava ancorada em alguns valores transmitidos pelo engenheiro ao filho. Primeiro, era preciso fazer tudo com ética, tudo direito, com respeito aos clientes, à sociedade e aos governos.

Com uma mente cartesiana, Olavo confiava também na vocação para o desempenho. Para a organização ter êxito, era essencial os empreendedores acreditarem no futuro e reinvestirem sempre no negócio, para assegurar o seu crescimento.

Outro valor era a importância de contar com uma boa equipe, pessoas com competências técnicas que pudessem fazer o negócio crescer. Em 1979, quando ingressou no banco, era um dos três na instituição com mestrado cursado no exterior. “Isso era algo raro, hoje há centenas com essa formação, mas mostrou importância dada ao tema na época”, destacou em um evento sobre liderança. 

Inovar sempre foi uma das lições aprendidas com o pai e reforçada durante a sua passagem nos Estados Unidos, quando fez um estágio de dois anos na sede do antigo Citibank, em Nova York. Trabalhou próximo do executivo John Reed, o principal responsável pela criação do Citigroup.

Nos últimos dois anos, o Itaú Unibanco empenhou-se no desenvolvimento de um projeto inovador no Brasil, o da agência digital. O primeiro passo incluiu alguns clientes da bandeira Personnalité, em 2013, e no ano passado a iniciativa abrangeu a totalidade dos correntistas dessa modalidade. Neste ano, o projeto ganhou os clientes do Uniclass.

Com a agência virtual, os correntistas têm à disposição todos os serviços bancários, das 7 da manhã à meia-noite, de segunda a sexta, com a possibilidade de conversar com o seu gerente ou um consultor de investimentos.

“O Itaú Unibanco tem foco permanente na melhora de processos para atender cada vez melhor os seus clientes. Isso é feito por meio de uma série de iniciativas, a exemplo da ampliação do atendimento aos clientes através de canais digitais.”

Além de comandar o banco, Roberto Setubal hoje está diante do processo de sucessão na instituição. Seu mandato à frente da holding que dirige o banco encerra-se em 2017, quando ele terá 63 anos.

“No início deste ano, fizemos uma reorganização do Comitê Executivo, que ampliou a delegação de autoridade dos executivos e aumentou ainda mais a agilidade do banco. Em paralelo, trabalhamos no aperfeiçoamento da governança e de responsabilidades do Comitê Executivo, do Conselho de Administração e dos acionistas controladores. O mais importante é que o banco continue focado na execução da sua estratégia, discutida com o Conselho.”