Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Voto de confiança para Berlusconi causa protestos violentos em Roma

Internacional

Itália

Voto de confiança para Berlusconi causa protestos violentos em Roma

por Redação Carta Capital — publicado 15/12/2010 17h10, última modificação 15/12/2010 17h10
Confira as imagens das manifestações nas ruas italianas; em confronto com a polícia, mais de 100 pessoas ficaram feridas
Policial é agredido por manifestantes

Um policial caído é atacado por manifestantes no centro de Roma. Foto: AFP

A permanência do premier italiano  Silvio Berlusconi no cargo provocou violentos protestos em Roma. Envolto em processos por corrupção, Berlusconi conseguiu um voto de confiança do Congresso italiano nesta terça-feira 14, levando milhares de cidadãos às ruas para se manifestar contra o resultado das votações no Senado e na Câmara.

A polícia tentou controlar os protestos e houve confronto em diversos pontos da capital italiana:

Outras cidades também tiveram protestos. Ativistas em Milão, Turim e Palermo se concentravam desde as primeiras horas do dia para comemorar a saída de Berlusconi. O que era para ser festa acabou em confronto. Em Roma, os estudantes que protestavam contra as reformas universitárias do Executivo se juntaram aos outros manifestantes no embate com a polícia. Segundo o jornal italiano “La Repubblica”, pelo menos 100 pessoas ficaram feridas.

Vídeo:

Enquanto os protestos continuavam noite adentro, Berlusconi, aliviado com o resultado da votação, participava do lançamento do livro "Il Cuore e La Spada", do escritor Bruno Vespa: