Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Vídeo mostra tentativa de assassinato de político na Bulgária

Internacional

Europa

Vídeo mostra tentativa de assassinato de político na Bulgária

por Redação Carta Capital — publicado 19/01/2013 13h51, última modificação 19/01/2013 14h10
Ahmed Dogan é líder de um partido político da etnia turca. Sigla atribui liga ataque a discurso de ódio da extrema-direita

O vídeo abaixo mostra a tentativa de assassinato de Ahmet Dogan, líder do Movimento para Direitos e Liberdades (HOH, na sigla em búlgaro), partido dos turcos étnicos na Bulgária. Em congresso do partido neste sábado 19 em Sofia, capital da Bulgária, Dogan deveria, segundo o jornal Today's Zaman, passar a liderança da sigla para seu vice, Lütfi Mestan. Em vez disso, um homem identificado como Oktay Hasanov Yenimehmedov invadiu o palco, apontou uma pistola para sua cabeça e, aparentemente por uma falha em sua arma, não atirou.

Após ser dominado Yenimehmedov foi duramente espancado pelos segurança do HOH, como também mostram as imagens abaixo.

Mestan, o vice do HOH, atribuiu o ataque à extrema-direita búlgara, segundo o Zaman. "Não importa quem realizou o ataque, o motivo são as declarações de ódio contra nosso partido. Graças a Deus, a tentativa não teve sucesso, mas gostaríamos mais uma vez de sublinhar que a democracia está sob ameaça na Bulgária. Alguns círculos estão tentando demonizar nossos partidos", disse.

Além dos turcos étnicos, o partido HOH, liberal, representa, de acordo com a agência Reuters, os outros muçulmanos da Bulgária, cerca de 12% da população do país.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=-g3oPRmFpTI&w=560&h=315]