Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Troica 'revisará' memorando de austeridade com a Grécia

Internacional

Crise

Troica 'revisará' memorando de austeridade com a Grécia

por AFP — publicado 21/06/2012 20h51, última modificação 06/06/2015 17h36
País se prepara para pedir aos credores mais tempo para sanear suas contas
grecia

Juncker (à esq.) cumprimenta o ministro Economia das Finanças, Pierre Moscovici. Foto: Georges Gobet/AFP

LUXEMBURGO (AFP) - A troica de credores da Grécia (UE, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) vai a Atenas na segunda-feira 25 para "atualizar" o programa de rigor e de reformas da Grécia. O anuncio foi realizado hoje pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Ao final de uma reunião de ministros das Finanças da zona do euro em Luxemburgo, Juncker afirmou que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) autorizará uma nova remessa de 1 bilhão de euros à Grécia "até o final do mês".

O novo governo grego anunciou que sua primeira tarefa é a de "revisar as condições do memorando" de rigor "sem pôr em perigo a via europeia do país ou sua permanência no euro". Atenas se prepara para pedir a seus credores mais tempo para sanear suas contas, o que pode significar um novo empréstimo de 16 a 20 bilhões de euros, segundo a agência de notícias grega Ana.

Já a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, pediu ao Banco Central Europeu "mais criatividade" a serviço do crescimento para ajudar a zona do euro a resolver a crise da dívida.

A união monetária precisa de uma "política criativa (...) que possibilite o crescimento", declarou.

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: ,