Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão de Khadafi

Internacional

Líbia

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão de Khadafi

por Agência Brasil publicado 27/06/2011 10h49, última modificação 27/06/2011 10h49
O anúncio da decisão aconteceu pouco após forças rebeldes na Líbia terem anunciado que conquistaram novas posições, a cerca de 50 km de Trípoli

O Tribunal Penal Internacional emitiu nesta segunda-feira 27 um mandado de prisão do presidente líbio, Muammar Khadafi, acusado de crimes contra a humanidade.

De acordo com a matéria publicada hoje no site da BBC Brasil, o órgão, com sede em Haia, na Holanda, diz que Khadafi cometeu os crimes ao ordenar ataques a civis após uma revolta popular em meados de fevereiro.

A corte também emitiu ordens de prisão de dois dos principais assessores do líder líbio – seu filho Saif Al Islam e o chefe de Inteligência, Abdullah Al Sanussi.

O mandado foi solicitado pelo promotor-chefe do tribunal, Luis Moreno-Ocampo, em maio. Ele disse ter provas de que Khadafi "ordenou pessoalmente ataques a cidadãos líbios desarmados e que estava por trás da prisão e tortura de opositores políticos".

As autoridades líbias disseram previamente que não reconhecem o tribunal e que não estavam preocupadas com a eventual emissão de mandados de prisão.

O anúncio da decisão veio pouco após forças rebeldes na Líbia terem anunciado que conquistaram novas posições e que estavam a cerca de 50 quilômetros da capital do país, Trípoli.

Um porta-voz dos rebeldes disse que houve confrontos violentos nas imediações da cidade de Bair Al Ghanam, a sudoeste da capital, ontem (26).

O ministro de Defesa do Conselho Nacional de Transição, Jalal El Dighaily, disse que forças opostas a Muammar Khadafi podem também tentar entrar na capital pelo leste.

registrado em: ,