Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Santorum desiste da disputa pela indicação republicana

Internacional

Eleições nos EUA

Santorum desiste da disputa pela indicação republicana

por AFP — publicado 10/04/2012 17h38, última modificação 10/04/2012 17h38
Ex-pré-candidato republicano, que afirmou continuar a representar interesses de seus apoiadores, estava atrás do favorito Mitt Romney
santorum

Getty Images/AFP / Jeff Swensen

WASHINGTON (AFP) - O pré-candidato Rick Santorum anunciou nesta terça-feira 10 sua saída da corrida republicana à presidência dos Estados Unidos, deixando o caminho livre para que Mitt Romney enfrente Barack Obama nas eleições de novembro deste ano.

"Mesmo que esta campanha presidencial tenha chegado ao fim para mim, e suspendemos nossa campanha a partir de hoje, nós não abandonamos o combate", declarou Santorum durante entrevista à imprensa em Gettysburg, seu reduto da Pensilvânia (nordeste), que realiza primárias no dia 24 de abril.

Logo após a entrevista, Romney divulgou comunicado "cumprimentando" o ex-adversário de campanha. "Ele se revelou uma voz importante para o partido e o país."

Santorum deveria retomar nesta terça-feira o comício, após a pausa do feriado de Páscoa, marcado pela hospitalização de sua filha Bella, que sofre de uma anomalia cromossômica rara. Após um final de semana no hospital, a menina de 3 anos recebeu alta na manhã de segunda-feira 9.

Nesta terça-feira, durante entrevista à imprensa, Santorum disse que o estado de saúde de Bella melhorou. "É uma guerreira."

Mas, após ter se reunido com a família "na mesa da cozinha", o candidato decidiu se retirar da corrida. "Vamos continuar a brigar pelos americanos que se mobilizaram e nos deram apoio para realizar o que nenhum analista político previu", disse, lembrando sua vitória inesperada em Iowa, no dia 3 de janeiro, e sua ascensão na disputa pela Casa Branca, que surpreendeu inúmeros observadores.

Santorum estava em segundo lugar, longe do favorito Mitt Romney, na batalha republicana para designar um adversário do presidente democrata Barack Obama na eleição de 6 de novembro. O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich vinha em terceiro lugar, na frente de Ron Paul.

Já Newt Gingrich informou que vai manter a candidatura, ao mesmo tempo em que pediu aos partidários de Santorum que se juntem a ele, num comunicado divulgado após o anúncio de Santorum.

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: