Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Romney vence em seis estados na Super Terça

Internacional

Prévias nos EUA

Romney vence em seis estados na Super Terça

por AFP — publicado 07/03/2012 09h56, última modificação 07/03/2012 10h43
A diversidade dos resultados e a disputa em Ohio mostram que republicanos têm um longo caminho a percorrer antes da conveção de agosto
romney 1

Mitt Romney discursa durante a Super Terça em Boston, Massaschusetts ©AFP / Emmanuel Dunand

WASHINGTON (AFP) - O moderado Mitt Romney consolidou sua posição de líder na corrida pela indicação republicana à presidência dos Estados Unidos ao vencer em seis dos 10 estados em disputa na "Super Terça", incluindo o estado-chave de Ohio, no qual triunfou por uma pequena margem sobre o principal rival, Rick Santorum.

Romney conquistou os delegados de Massachusetts, Virgínia, Vermont, Idaho, Alasca e do estado-chave de Ohio, onde disputou voto a voto com o ultraconservador Rick Santorum para vencê-lo no final por 38% a 37%.

Santorum ganhou no Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich levou na Geórgia.

Em Ohio, Romney e Santorum trocaram de liderança durante a apuração, em uma disputa voto a voto pelos 63 delegados deste reduto político simbólico, historicamente um estado de indecisos ou "swing state", que em cada eleição muda de partido e sempre aponta o vencedor.

Em Massachussetts, seu estado natal, Romney conquistou 72% dos votos, contra apenas 12% para Santorum.

No centro de campanha de Massachusetts, Romney agradeceu aos eleitores e criticou mais uma vez presidente Barack Obama.

"Para os milhões de americanos que olham em volta e só conseguem ver empregos que não conseguem ter e contas que não podem

pagar, tenho uma mensagem", disse Romney, em meio a gritos de "USA, USA" e "Nós precisamos de Mitt".

"Vocês não falharam. Vocês têm um presidente que falhou com vocês, e isso vai mudar... este presidente está sem ideias. Ele está ficando sem desculpas, e em 2012, nós vamos tirá-lo da Casa Branca." "Esta campanha não é sobre um nome na eleição. É sobre salvar a alma da América".

Na Virgínia, onde Santorum e Gingrich não concorreram, Romney obteve 59% dos votos, contra 41% para Ron Paul. O candidato moderado também ganhou em Vermont, onde recebeu 40% dos votos, contra 25% de Ron Paul e 23% de Rick Santorum.

Finalmente, Romney obteve 76% dos votos em Idaho, contra 12% para Ron Paul.

Rick Santorum levou no Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte, segundo as projeções das TVs.

No Tennessee, Santorum ganhou com a boa margem de 37%, contra 28% para Romney e 24% para Newt Gingrich, segundo a CNN. O estado é o terceiro que mais concede delegados nesta "Super Terça", com 58, perdendo apenas para Ohio, 66, e Geórgia, 76.

Santorum também venceu em Dakota do Norte, com 40% dos votos, seguido por Ron Paul, 27%, e Mitt Romney, 24%. Newt Gingrich ficou em quarto lugar.
 Em Oklahoma, o ultraconservador ficou com 34%, contra 28% para Romney e 27% para Gingrich.
Newt Gingrich ganhou em seu estado natal da Geórgia. A vitória era a mais certa do dia, já que todas as pesquisas lhe davam uma vantagem de ao menos 10 pontos sobre Romney.

Estavam em jogo nesta "Super Terça" 437 delegados, quase 40% do total necessário para garantir a indicação do partido republicano, que é de 1.144 delegados.

Ohio era o troféu do dia, com 63 delegados em disputa.

Santorum, um cristão conservador de 53 anos, mostrou-se feliz por ter vencido em três estados. "Está é uma grande noite, com muitos estados em jogo. Vamos vencer em alguns. Vamos perder em outros. Mas por enquanto, já estamos na corrida para levar algumas medalhas de ouro e uma boa quantidade de medalhas de prata", exclamou diante de alguns seguidores reunidos no ginásio de uma escola de Steubenville, em Ohio.

"Vencemos no oeste, no meio-oeste e no sul, e estamos prontos para vencer em todo o país", completou.

Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, ganhou espaço entre as alas mais conservadoras do país com um discurso de oposição ao aborto, contra a cobertura do acesso a anticoncecionais e de críticas ao princípio da separação entre a Igreja e o Estado. Mas enfrentou críticas ao acusar o presidente Obama de "esnobe" por desejar que todos busquem a universidade.

Os pontos de vista radicalmente conservadores de Santorum o afastaram dos republicanos mais moderados e, depois do resultado de

Ohio, os republicanos devem questionar suas possibilidades como candidato a presidente.

Ao mesmo tempo, apesar das vitórias de Romney na Super Terça, a disputa mais uma vez evidenciou as dificuldades do milionário para atrair os eleitores do sul, com as derrotas para Gingrich na Geórgia e Santorum no Tennessee e Oklahoma.

A diversidade dos resultados e a disputa acirrada em Ohio mostram que os republicanos ainda têm um longo caminho a percorrer na batalha estado por estado antes da conveção de agosto.

Romney ampliará agora sua base de delegados, mas a batalha não está decidida: 32 estados ou territórios (como Porto Rico) ainda organizarão primárias. Até o momento, ele venceu em 14 estados, incluindo a votação não vinculante de Wyoming, enquanto Santorum venceu em sete e Gingrich em dois. Ron Paul não venceu em nenhum estado.

Os delegados se reunirão em agosto em Tampa (Flórida) na convenção republicana para designar o rival do presidente democrata Barack Obama na eleição de 6 de novembro.

Leia mais em AFP Movel.