Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Romney tropeça no cenário internacional, segundo equipe de Obama

Internacional

Eleições americanas

Romney tropeça no cenário internacional, segundo equipe de Obama

por AFP — publicado 31/07/2012 11h04, última modificação 06/06/2015 18h19
Equipe do atual presidente americano também questionou se o candidato republicano atingiu o "nível" necessário para tentar chegar à Casa Branca
Romney

O candidato Mitt Romney, em Jerusalém. Foto: ©AFP / Menahem Kahana

WASHINGTON (AFP) - A equipe de campanha do presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira 30 que Mitt Romney tropeça no cenário internacional e questionou se o candidato republicano às eleições presidenciais americanas atingiu o "nível" necessário para tentar chegar à Casa Branca.

Romney realizou nesta segunda-feira 30, na Polônia, a última etapa de uma viagem que o levou ao Reino Unido e a Israel, dois países nos quais suas declarações suscitaram muitas críticas.

"Quando Mitt Romney iniciou sua viagem (...) começou a tropeçar. Tropeçou de país em país", disse Jennifer Psaki, porta-voz do comitê da campanha democrata.

"A pergunta-chave que (Romney) deve responder é se está preparado" para ser presidente dos Estados Unidos, afirmou Psaki a bordo do Air Force One, durante um voo que levou Obama de Washington a Nova York para participar de um ato para arrecadar fundos.

"Se observamos o que ocorreu (em Londres e em Jerusalém), sabemos que desperta algumas perguntas sobre sua preparação", acrescentou.

Em Londres, o primeiro-ministro David Cameron e a imprensa inglesa criticaram as palavras de Romney sobre a falta de preparo da cidade para sediar os Jogos Olímpicos e o pouco entusiasmo dos cidadãos.

Em Jerusalém, os palestinos chamaram de "racistas" as declarações do republicano, que atribuiu à "cultura" as diferenças econômicas entre eles e os israelenses.

Romney também despertou a ira dos palestinos quando se referiu a Jerusalém como "capital de Israel", já que pretendem tornar o setor leste da cidade a capital de seu futuro Estado.

Leia mais em AFP Movel.