Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Romney aparece na frente de Obama em pesquisa, mas em empate técnico

Internacional

Eleições/EUA

Romney aparece na frente de Obama em pesquisa, mas em empate técnico

por Redação Carta Capital — publicado 10/10/2012 16h10, última modificação 10/10/2012 16h14
Instituto Gallup indica que a vitória do republicano no primeiro dabate não teve o alcance que ele gostaria
debate

Domínio. Obama estava hesitante, enquanto Romney dava as cartas no debate. Foto: Michael Reynolds/AFP

Os institutos de pesquisa dos Estados Unidos apontam para um resultado apertado nas eleições de novembro no País. O último levantamento do instituto Gallup, divulgadou nesta terça-feira 9, reforça a tendência: nele o republicano Mitt Romney com 49%, contra 47% do democrata Barack Obama entre os prováveis eleitores.

Importante ressaltar: nos Estados Unidos, o eleitor precisa se registrar antes da eleição para estar apto a votar. Por isso as pesquisas são dividas entre "eleitores prováveis" -- ou seja, entre os que já estão registrados e os que dizem que vão se registrar -- e os "eleitores registrados", ou seja, os que já estão autorizados a emitir o voto.

Assim, entre os eleitores prováveis, o republicano aparece na frente. Obama, porém, está na ponta entre os já registrados, 49% a 46% de Romney. A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 8 de outubro. Os dois números estão dentro da margem de erro.

O prazo para registrar o voto terminou nesta terça-feira. A próxima pesquisa deve computar somente os votos dos registrados, portanto.

Segundo a avaliação do Instituto Gallup, a pesquisa indica que a vitória de Romney no debate da quarta-feira 3 parece ter tido vida curta perante o eleitorado americano. Não foi suficiente para o republicano deslanchar na pesquisa.