Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Rebeldes conquistam cidade-chave para alcançar Tripoli

Internacional

Líbia

Rebeldes conquistam cidade-chave para alcançar Tripoli

por Redação Carta Capital — publicado 07/07/2011 10h08, última modificação 07/07/2011 10h08
Rebeldes assumiram o controle da cidade de al-Qawalish, abrindo caminho para o domínio da estrada que liga o norte ao sul do país

Forças rebeldes na Líbia assumiram o controle da cidade de al-Qawalish, até então dominada por tropas do ditador Muammar Kadafi, na quarta-feira 6. A conquista ocorreu depois de seis horas de conflitos e é um passo fundamental para o controle da estrada-chave que liga o norte ao sul do país e leva à capital Trípoli.

Os grupos se atacaram utilizando armamento pesado e, segundo informações da Al Jazeera, era possível ver nuvens de fumaça preta sobre a cidade. Com a vitória, os rebeldes avançaram 12 quilômetros.

Agora, os rebeldes devem atacar Gharyan, a última cidade da região da Montanha Nafusa e ainda controlada pelo ditador. O entorno é todo dominado pelas forças revolucionárias. Depois de Gharyan, é provável que os rebeldes tentem conquistar Sabha, cidade conectada diretamente com Trípoli e utilizada pelo regime como posto de abastecimento e organização. A esperança dos rebeldes é de que, ocupando Guaryan, eles comecem a prejudicar o abastecimento dos soldados de Kadafi.

Segundo a Al-Jazeera,  al-Qawalish é um passo fundamental na estratégia dos rebeldes que tem Tripolo como objetivo final. Há quatro meses, grupos tentam destituir o ditador Muammar Kadafi. Os conflitos, que tem a participação de forças da OTAN, se estenderam indefinidamente. O ditador já afirmou, segundo jornal russo, que aceita deixar o poder caso seja garantida sua segurança.

registrado em: